Japão defende captura de golfinhos após críticas de embaixadora dos EUA

Caroline Kennedy escreveu em sua conta no Twitter que estava muito preocupada com os atos desumanos cometidos contra os golfinhos em Taiji.

Do Mundo-Nipo

A polêmica pesca anual de golfinhos no vilarejo de Taiji foi defendida por um porta-voz do governo japonês após a embaixadora dos Estados Unidos no Japão, Caroline Kennedy, expressar descontentamento pela pesca em sua conta no Twitter.

 

Pesca de golfinhos em Taiji (Foto: Sea Shepherd/Divulgação)
Na semana passada, ativistas do Sea Shepherd filmaram a captura de mais de 250 golfinhos em Taiji (Foto: Sea Shepherd/Divulgação)

 

No início desta semana, Yoshihide Suga, porta-voz do governo japonês, disse que a captura desses mamíferos acontece de forma apropriada e dentro da lei. “A pesca [de golfinhos] é uma cultura tradicional em nosso país. Vamos explicar nossa posição aos americanos”, disse ele, em resposta as criticas de Caroline Kennedy.

No último sábado (18), Caroline Kennedy escreveu em sua conta no Twitter que estava profundamente preocupada com os atos desumanos cometidos contra os animais durante a caçada, e acrescentou que os Estados Unidos se opõem à prática.

A pesca, que consiste na captura e morte de milhares de exemplares desses mamíferos para comercialização de sua carne, continua acontecendo na pequena cidade portuária. Nos últimos dias, novas imagens divulgadas mostram pescadores usando redes para cercar golfinhos em uma enseada de Taiji.

De acordo com a organização não-governamental Sea Shepherd, desde setembro já foram mortos aproximadamente 250 espécimes. Os ativistas afirmam que é uma das maiores matanças registradas nos últimos quatro anos.

Na semana passada, ativistas do Sea Shepherd filmaram a captura de mais de 250 golfinhos em Taiji, incluindo filhotes e até um raro golfinho albino. A filmagem foi transmitida ao vivo e está disponível no site oficial do Sea Shepherd (http://livestream.seashepherd.org/).

A pesca de golfinhos em Taiji é alvo de críticas há anos e já foi tema do documentário  “The cove” (A enseada, em tradução livre), produzido em 2009 e que ganhou o Oscar em 2010.

Os pescadores locais, no entanto, afirmam que a prática é parte uma tradição secular e chamam os críticos estrangeiros de hipócritas, alegando que eles consomem outros tipos de carne.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Chanceler do Japão viaja para negociações de paz na Síria

Next Article

Novo 'Assassin's Creed' pode se passar no Japão Feudal

Related Posts