Japão tem 5 cidades entre as 10 mais ameaçadas do mundo por desastres naturais

Um estudo sobre risco de desastres naturais envolvendo 616 cidades ao redor do mundo colocou cincos cidades japonesas como as mais ameaçadas.

Do Mundo-Nipo

A empresa suíça de resseguros Swiss Re resolveu avaliar 616 cidades ao redor do mundo para o risco de terremotos, furacões e ciclones, ressacas, inundações fluviais e tsunami. A lista é amplamente liderada por cidades asiáticas, com Tóquio e Yokohama figurando seu topo.

De acordo com o  estudo Mind the risko, medidas físicas de prevenção sozinhas não são suficientes para tornar uma cidade mais resiliente. Quando o Furacão Sandy atingiu Nova York em outubro de 2012, ficou claro como suscetíveis as sociedades modernas e suas áreas metropolitanas são às catástrofes naturais.

Ficou mais claro ainda que mesmo cidades altamente preparadas para receber terremotos, conforme as japonesas — consideradas as mais bem preparadas do mundo –, não conseguem resistir aos efeitos de um desastre natural. Um grande exemplo disso é o terremoto de março de 2011 que quase devastou o nordeste japonês, onde até hoje, após mais de três anos, a maioria das localidades atingidas continua sua busca por reestruturação.

Uma parte importante da resiliência, diz a Swiss Re, vem do quão bem as cidades são capazes de lidar com as consequências financeiras de um desastre, o que inclui o acesso ao financiamento necessário para o alívio, recuperação e reconstrução.

Pela primeira vez na história da humanidade, mais pessoas vivem nas cidades do que em áreas rurais. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 6.3 bilhões viverão em áreas urbanas até 2050, com o maior incremento em regiões emergentes. Muitas dessas regiões, contudo, são costeiras, e por isso, estão expostas a enchentes, tempestades, tsunamis e outros desastres naturais.

Veja a seguir os 10 lugares mais ameaçados pela fúria da natureza.

1. Tóquio/Yokohama, Japão

57.1 milhões de pessoas potencialmente afetadas
Terremotos, monções, enchentes e tsunami são apenas alguns dos fenômenos naturais  na extensa lista de ameças à região metropolitana de Tóquio, incluindo a cidade de Yokohoma, na província de Kanagawa, o que rende a esses  lugares o título de mais ameaçados do mundo pela fúria da natureza. Para completar, o Japão também é o país mais exposto ao risco de tremores, em terra e mar, por sua localização ao longo do Anel de Fogo, as falhas ativas do Pacífico. O terremoto mais mortífero a atingir o país, que ficou conhecido como o grande tremor de Kanto, em 1923, devastou tanto Tóquio quanto Yokohama, matando mais de 140 mil pessoas.

2. Manila, Filipinas

34.6 milhões de pessoas potencialmente afetadas
A capital das Filipinas é uma das cidades mais atormentadas por enchentes do mundo. Mas as maiores ameaças são os terremotos e tempestades com ventos em alta velocidade. No ano passado, o poderoso tufão Haiyan varreu o país, destruindo várias ilhas centrais e arruinando a cidade costeira de Tacloban. Manila escapou, mas continua na linha de frente desses eventos.

3. Delta do Rio Pérola, China

34.5 milhões de pessoas potencialmente afetadas
O Delta do Rio Peróla, na China, é um aglomerado urbano que inclui Hong Kong, Shenzhen, Dongguan, Macau e Ghangzhou. Lar de mais de 42 milhões de pessoas, a região é a número um no país em risco de sofrer com tempestade, a terceira mais vulnerável à ventos furiosos de ciclones, e a quinta mais propensa a inundações.

4. Osaka/Kobe, Japão

32.1 milhões de pessoas potencialmente afetadas
A região metropolitana de Osaka, localizada na província de mesmo nome, e de Kobe, na província de Hyogo, abrigam de 14,6 milhões de pessoas que vivem sob a ameaça constante de terremotos. Em 1995, um grande tremor devastou a área, matando mais de 6 mil pessoas e causando US$ 100 bilhões em danos materiais. A região também sofre com tempestades brutais e o risco de inundações fluviais.

5. Jacarta, Indonésia

27.7 milhões de pessoas potencialmente afetadas
O perigo é residente permanente de Jacarta. Praticamente 40% da cidade está baixo do nível do mar, sobre uma bacia plana de solo macio perto de uma falha tectônica. É uma combinação para o desastre. Esse tipo de solo permeável pode aumentar a intensidade de um terremoto e ainda corre o risco de se desfazer.

6. Nagoya, Japão

22.9 milhões de pessoas potencialmente afetadas
Nagoya, na província de Aichi, é mais uma cidade japonesa na mira dos desastres naturais. Isso de deve ao fato de estar localizada, como muitas das principais cidades do país, ao longo do Anel de Fogo, uma série contínua de linhas de falhas ativas que respondem por 90% dos terremotos do mundo.

7. Calcutá, Índia

17.9 milhões de pessoas potencialmente afetadas
Inundações e cheias afetam, com frequência, a cidade indiana de Calcutá, que está localizada no delta do rio Ganges. O sistema de drenagem local tem mais de 140 anos de idade e cobre menos de metade da cidade. Ciclones, tsunamis e tempestades também atormenta a cidade, que é mal preparada para lidar com desastre natural.

8. Xangai, China

16.7 milhões de pessoas potencialmente afetadas
Cidade mais populosa da China, Xangai está localizada no delta do rio Yangtzé, tornando-se vulnerável a graves inundações provocadas por tempestades e tufões.

9. Los Angeles, Estados Unidos

16.4 milhões de pessoas potencialmente afetadas
A localização de Los Angeles, sobre a falha de San Andreas, faz da cidade americana uma das mais sujeitas a terremotos no mundo. O mais recente, um tremor de 5,1 graus na escala ocorreu, em março, na noite de sexta-feira (29), no sudeste da cidade. Segundo previsões de sismólogos, há 98% de chances que o “Big One”, um terremoto de magnitude de 7,8 ou superior com origem na falha de San Andrés, afete o sul da Califórnia nos próximos 30 anos.

10. Teerã, Irã

15.6 milhões de pessoas potencialmente afetadas
Além das falhas de San Andreas ou do Anel de Fogo do Pacífico, outra zona perigosa pelos riscos de terremotos é a falha da Anatólia do Norte. Toda a população do Teerã está exposta, assim como os moradores de Bucareste, Tashkent, capital do Uzbequistão, e grande parte da Turquia.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Premiê japonês ressalta importância do respeito às leis marítimas

Next Article

Empresa japonesa doa livros para escolas brasileiras

Related Posts