Aumenta área de risco de grandes terremotos no Japão, diz estudo

Estudo cita a possibilidade de ocorrerem abalos de grande intensidade desde o sudeste ao norte do arquipélago japonês.

Do Mundo-Nipo

Um novo estudo, realizado por especialistas do governo japonês responsável em investigar terremotos, revelou que a área de risco onde podem ocorrer tremores acima de 6 graus (na escala japonesa que vai até 7) aumentou significativamente, informou neste sábado (21) a emissora pública NHK.

Estudos anteriores já citavam a possibilidade de ocorrerem terremotos de grande intensidade em uma área extensa banhada pelo Oceano Pacífico, que vão desde a ilha de Shikoku até a de Hokkaido (do sudeste ao norte do Japão), com base em dados das placas tectônicas que se movimentam sob o território japonês.

Estudo sobre terremoto (Imagem: Divulgação)
O estudo aponta as cidades que correm mais riscos de sofrerem fortes terremotos nos próximos 30 anos (Imagem: Governo do Japão/Divulgação)

No novo estudo, os pesquisadores citaram as cidades que correm mais riscos de serem atingidas por fortes terremotos nos próximos 30 anos. Essa possibilidade é de 77% em Chiba (capital da província de mesmo nome), 71% em Kochi (capital da província de mesmo nome), 70% em Yokohama (capital da província de Kanagawa) e Tsu (capital da província de Mie), 68% em Tokushima (capital da província de mesmo nome), 67% em Nemuro (ilha de Hokkaido) e 65% em Shizuoka (capital da província de mesmo nome).

O estudo aponta que as três maiores cidades do arquipélago japonês têm riscos menores: 53% em Osaka (capital da província de mesmo nome), 42% em Nagoya (capital da província de Aichi) e 26% em Tóquio. A capital japonesa, no entanto, é considerada uma área crítica porque fica sobre falhas subterrâneas.

Segundo o governo, a divulgação do estudo não tem a intenção de alarmar a população. Os dados servem para que as autoridades regionais adotem medidas apropriadas de prevenção contra desastres naturais.

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Termina amanhã mostra de cinema em homenagem ao cineasta Yasujiro Ozu

Next Article

Japão e Índia realizam exercício militar conjunto

Related Posts