Gases radioativos na atmosfera confirmam 3º teste nuclear da Coreia do Norte

Os gases foram detectados por uma organização de monitoramento.

Do Mundo-Nipo

Gases nobres radioativos foram detectados na Coreia do Norte, podendo ser atribuídos ao terceiro teste nuclear norte-coreano realizado em fevereiro, informou Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO, na sigla em inglês).

 

Bandeira da Coreia do Norte (Foto: Salty the Seal)
Bandeira da Coreia do Norte (Foto: Salty the Seal)

 

A CTBTO disse que um observatório de materiais radioativos na atmosfera em Gunma, região central do Japão, detectou xenônio radioativo no ar em 08 e 09 de abril.

A mesma substância foi também detectada em uma instalação de monitoramento semelhante na cidade de Ussuriysk, na Rússia.

De acordo com a agência, há uma grande probabilidade de o xenônio ser proveniente do terceiro teste nuclear da Coreia do Norte, que ocorreu no dia 12 de fevereiro.

“Foram identificados dois isótopos radioativos do gás nobre xenônio, 131m-xenon e xenon-133, que fornecem informações confiáveis ​​sobre a natureza nuclear da fonte”, disse a entidade em seu comunicado.

A CTBTO também informou que os dados de monitoramento por si só não é suficiente para determinar se a Coreia do Norte usou urânio enriquecido ou plutônio no teste mais recente.

Em 2006, a organização detectou os materiais radioativos do primeiro teste nuclear norte-coreano.

A CTBTO mantém 285 observatórios no mundo todo, que monitoram 24 horas por dia os materiais radioativos liberados na atmosfera.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energiaSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Oito navios chineses invadem águas japonesas; Japão protesta

Next Article

168 parlamentares japoneses visitam o Santuário Yasukuni

Related Posts