Japão prepara plano que define energia nuclear como fonte de ‘energia de base’

O governo explicou que a expressão “energia de base” é referente a uma fonte de eletricidade continua, no acaso, a “energia nuclear”.

Do Mundo-Nipo

O governo do Japão concluiu um projeto de novo plano básico de energia que define a nuclear como importante fonte de “energia de base” no país. O projeto foi adotado nesta terça-feira (25) durante uma reunião da qual participaram as pastas ministerias relevantes à questão, informou a emissora pública ‘NHK’.

O tema fulcral desde o acidente de 2011 em Fukushima tem sido a definição da energia nuclear. Um projeto inicial publicado no último ano definia a energia nuclear como uma fonte importante e fundamental. A descrição atraiu críticas de membros dos partidos governistas por dar à energia nuclear um status muito elevado, detalhou a NHK.

Segundo o governo, a expressão “energia de base” se refere a uma fonte que pode fornecer eletricidade continuamente, dia e noite, de maneira estável. Autoridades do governo enfatizam ainda que a expressão é uma descrição de capacidade, não uma indicação principal de fonte no mercado de energia.

De acordo com o projeto, serão reiniciadas as usinas nucleares cuja segurança tenha sido confirmada pelos mais altos padrões mundiais, conforme o determinado pela Autoridade Reguladora Nuclear.

O governo apresentará o novo  plano de energia ao partidos governistas para somente depois buscar a aprovação por todos os membros do gabinete.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar tem quinta queda seguida e fecha no menor valor em um mês

Next Article

PlayStation 4 vende mais de 300 mil unidades em apenas dois dias no Japão

Related Posts