ONU critica medidas do Japão em relação a crise nuclear

A ONU afirmou que preparação do Japão para emergências e indenização das vítimas são primordiais.

Do Mundo-Nipo

A Organização das Nações Unidas (ONU) instou o governo japonês a tomar medidas de amparo a vítimas do desastre nuclear em Fukushima, a maior crise nuclear no país.

 

Trabalhadores descontaminando Fukushima (Imagem reprodução NHK World News)
Trabalhadores descontaminando Fukushima (Imagem reprodução NHK World News)

 

Anand Grover, encarregado da ONU, reportou através do site do Conselho de Direitos Humanos que a aquisição da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) por parte do governo foi uma forma de evitar assumir as responsabilidade pelo desastre.

Segundo informações da agência Kyodo, o governo japonês é acusado de tomar poucas medidas para gerenciar a crise, como falta de iniciativa para evitar a exposição de cidadão à radiação, bem como a falta de transparência sobre os riscos que ainda existem nas áreas contaminadas.

A ONU afirmou que preparação do Japão para emergências e indenização das vítimas são primordiais.

A crise nuclear em Fukushima Daiichi é a maior desde Chernobyl, em 1986, tendo eclodido após o terremoto e tsunami de março de 2011 devastarem o nordeste do país.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energiaSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Imperador e imperatriz do Japão participam de cerimônia de plantio de árvores em Tottori

Next Article

Exame confirma radiação de mais 30 pessoas em laboratório nuclear de Ibaraki

Related Posts