Pinheiros estão morrendo no Japão por poluição da China, indica pesquisa

Os pinheiros que morreram são de uma espécie em extinção.

Do Mundo-Nipo

Pinheiros (Foto: SXC Photos)
Os efeitos ambientais da poluição proveniente da China tem causado perda para as florestas de Yakushima (Foto: SXC Photos)

Pinheiros estão morrendo nas florestas de Yakushima, localizada na ilha japonesa de Kyushu, e a principal causa pode ser a poluição proveniente da China.

Osamu Nagafuchi, professor de estudos ambientais na Universidade de Shiga, no centro do Japão, começou a estudar esta tendência no final dos anos 90, no início da industrialização pesada da China, e acredita que a poluição está causando a morte acelerada de pinheiros na floresta Yakusima.

Nagafuchi notou o problema pela primeira vez em fotos de satélite. As imagens aéreas mostravam um grande aumento no número de árvores mortas entre 1992 e 1996. O professor caminhou para topos de montanhas de Yakushima, em 1992, e encontrou neve enegrecida. Após a análise, ele descobriu que continha silício, alumínio e outros subprodutos da queima de carvão, usado principalmente em casas e fábricas chinesas. Verificando os mapas de corrente de vento, ele teorizou que os poluentes foram transportados ao longo do Mar da China Oriental.

A Agência de Florestas do governo central, acabou permitindo que Nagafuchi configure as estações de monitoramento em Yakushima para coletar dados.

“O pior é quando os ventos sopram de Pequim e Tianjin”, cerca de 900 quilômetros de distância, disse Nagafuchi. “Esta é a prova de que, quando um país tem uma industrialização tão grande, seu efeito vai se espalhar por toda parte”, completou.

Com os efeitos ambientais da poluição proveniente da China, recentemente as autoridades locais de Yakushima usaram uma das estações de monitoramento do professor Nagafuchi para medir os níveis PM2.5 no ar, acabando por registrar níveis acima do permitido pelo governo.

Seja qual for a causa da morte dos pinheiros, o o fato é que se confirma uma situação de perda para as florestas de Yakushima. Os pinheiros que morreram são de uma espécie em extinção encontrada apenas em Yakushima e uma ilha vizinha.

As informações são da AP.

 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente e Energia em mundo-nipo.com/meio-ambiente-e-energiaSiga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Príncipe herdeiro e princesa Masako viajaram hoje para Holanda

Next Article

Kyoto exibe tesouros inéditos ao público

Related Posts