Sistema de descontaminação de água é parcialmente retomado na usina de Fukushima

A Tepco informou que iniciou nesta segunda-feira um teste com um dos três canais da unidade de Processamento de Líquidos Avançada (ALPS).

Do Mundo-Nipo

Usina Fukushima Daiichi (Foto: Aflo Images)
Usina Fukushima Daiichi (Foto: Aflo Images)

A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) retomou parcialmente o funcionamento do seu sistema de descontaminação de água, que havia sido suspenso em julho após um vazamento de água radioativa, na usina Fukushima Daiichi.

A Tepco informou que iniciou nesta segunda-feira um teste com um dos três canais da unidade de Processamento de Líquidos Avançada (ALPS).

O sistema ALPS tem capacidade de remover até 62 tipos diferentes de materiais radioativos, com exceção do trítio.

A Tepco informou que o motivo do vazamento de água, que levou a suspensão das atividades do sistema em julho, foram furos no tanque de armazenamento, causados por corrosão. Dessa forma, o trabalho de prevenção de corrosão nos três canais do ALPS tem sido contínuo.

Um teste em outro canal ALPS iniciou há um mês atrás e o canal restante deve ser julgado pela empresa em meados de novembro.

A operadora da usina Fukushima Daiichi pretende construir mais 3 canais ALPS no próximo ano, bem como uma instalação com capacidade de processamento de água mais elevados com a ajuda do governo.

A Tepco espera concluir a descontaminação de toda água radioativa armazenada na usina até março de 2015.

As informações são da rede NHK.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Evacuados de ilha atingida por tufão no Japão retornam aos seus lares

Next Article

Toyota mantém líderança global de vendas

Related Posts