Japão terá frota de táxi aéreo com emissão zero em 2025

Aeronave elétrica VA-X4 é considerada um importante passo para alcançar a revolução da Mobilidade Aérea no Japão livre de emissões.
Aeronave VA X4 da Vertical Aerospace
Vertical Aerospace VA-X4 / Divulgação

O Japão pretende disponibilizar já em 2025 um serviço de táxi aéreo urbano com emissão zero, uma vez que a companhia aérea Japan Airlines (JAL) confirmou um acordo com a Avolon, uma empresa irlandesa de leasing de aeronaves.

A parceria de compartilhamento de aeronaves elétricas no Japão foi anunciada pela Avolon no último dia 20. O contrato prevê que a JAL alugue ou adquira 50 aeronaves com ainda a opção de mais 50 futuramente.

As autoridades japonesas acreditam que o passo é importante para “alcançar a revolução da Mobilidade Aérea no Japão” e reduzir o impacto negativo no meio ambiente.

Aeronave VA X4 da Vertical Aerospace 03
Divulgação / Vertical Aerospace VA-X4

A Avolon será a responsável por lançar a revolucionária aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL), a VA-X4 da fabricante Vertical Aerospace (Bristol, Reino Unido), uma empresa global aeroespacial e de tecnologia que se concentra na aviação com emissões zero.

A locadora irlandesa disse que a parceria com a companhia aérea japonesa “identificará e visará parceiros e clientes locais, requisitos de infraestrutura, certificação e uma variedade de modelos comerciais para apresentar um dos primeiros negócios de compartilhamento de aeronaves eVTOL do mundo”.

Além do contrato de locação com a JAL, a Avolon anunciou no mês passado um acordo com a companhia aérea brasileira GOL, que também se comprometeu a pré-encomendar aeronaves VA-X4.

Como resultado dessas relações, a Vertical supostamente tem pré-encomendas de até 1.350 aeronaves no valor de US$ 5,4 bilhões.

Agora, a Avolon pretende que a aeronave se certifique globalmente, começando pelo Japão.

Aeronave VA-X4

O veículo levanta voo verticalmente e é movido por um trem de força elétrico que é definido como o “mais leve e mais seguro do mundo”. Este conjunto motriz foi desenvolvido juntamente com a Rolls-Royce.

Aeronave VA X4 da Vertical Aerospace 02
Divulgação / Vertical Aerospace VA-X4

A VA-X4 possui fuselagem composta de fibra de carbono, asas personalizadas, pode voar a até 322 km/h, tem um alcance de 161 km e, segundo a fabricante, é cerca de 100 vezes mais silenciosa que um helicóptero tanto se locomovendo quanto parada.

O plano é que o VA-X4 comece a operar no Japão a tempo para a Osaka Kansai EXPO em 2025.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Composites World | Vertical Aerospace.

Total
1
Shares
Previous Article
Foguete H 2A lanca o satelite japonese QZS R1 Foto Reproducao Kyodo

Japão coloca em órbita novo satélite de navegação

Next Article
Terremoto de 5.2 no leste do Japao em 01 11 2021 Foto JMA 900x600 1

Terremoto de magnitude 5,2 atinge o leste do Japão

Related Posts