Epidemia suína já matou mais de 5 mil porcos no Japão

O ministério disse que cerca 32 mil porcos já foram infectados com o vírus PED, que é fatal para suínos jovens.

Do Mundo-Nipo

Uma doença altamente contagiosa entre suínos está se propagando no Japão, onde mais de 30 mil porcos foram infectados e cerca de 5 mil já morreram em menos de quatro meses, informou a imprensa japonesa.

 

Criação de porcos (Foto: Aflo Images)
O vírus, que causa diarreia, vômitos severos e perda de apetite, é fatal apenas para suínos jovens (Foto: Aflo Images)

 

Segundo o Ministério da Agricultura, a doença, conhecida por Diarreia Epidêmica Suína (PED, na sigla em inglês), começou a se propagar após um caso ter sido registrado em Okinawa em outubro do ano passado. Trata-se do primeiro registro da doença no Japão em sete anos, de acordo com a emissora pública NHK.

Segundo os dados divulgados pelo ministério, até a última segunda-feira, aproximadamente 32 mil porcos haviam sido infectados nas províncias de Okinawa, Kagoshima, Miyazaki e Ibaraki. Pelo menos 5 mil animais já morreram.

O vírus, que causa diarreia, vômitos severos e perda de apetite, é fatal apenas para suínos jovens (antes de completar um mês de nascido), e não representa ameaça à saúde humana ou à segurança dos alimentos, de acordo com o ministério.

Entretanto, se o vírus não for contido, os prejuízos recairão sobre os criadores, o que acarretará a alta nos preços da carne suína, que é amplamente consumida no país.

Para evitar a propagação da doença, o ministério pediu aos produtores de suínos para redobrar as práticas de segurança, incluindo desinfetar equipamentos, uniformes e, principalmente, os calçados de trabalhadores. Mas muitos dizem que a doença é difícil de evitar.

No dia 13 de janeiro, a Agência Estado noticiou que o mesmo vírus também tem perturbado a indústria dos Estados Unidos, impulsionando as cotações no mercado de US$ 9 bilhões de futuros de suínos e ameaçando elevar preços aos consumidores de alimentos. O vírus, que já se espalhou para propriedades de 22 Estados dos EUA, está diminuindo a oferta de carne suína e levando alguns traders e investidores a apostar que os preços dos suínos podem bater recordes este ano.

Ainda de acordo com a Agência Estado, esse vírus apareceu nos Estados Unidos pela primeira vez em abril do ano passado, onde já matou milhares de leitões desde então. A cepa que tem se propagado nos Estados Unidos é quase idêntica a uma versão que restringiu a produção de suínos na China, em 2012.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Toyota prevê lucro operacional recorde para ano fiscal de 2013

Next Article

Japonês ganhador do Nobel de Medicina elogia pesquisa sobre células STAP

Related Posts