Terremoto de 4,1 graus sacode província no sul do Japão

O abalo teve epicentro em Akune, que é vizinha da cidade onde está localizada a recém reativada usina nuclear de Sendai.
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016
©Mundo-Nipo

Um terremoto de magnitude 4,1 foi sentido na madrugada deste sábado (hora local) na província de Kagoshima, sul do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 4h10 locais de sábado (16h10 desta sexta-feira no horário de Brasília), com epicentro registrado na cidade costeira de Akune, a uma profundidade de 10 quilômetros

Até o momento, não houve relatos de vítimas ou danos a edificações. A agência, no entanto, alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região.

O tremor atingiu intensidade de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7. O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Akune é vizinha de Satsumasendai, cidade que abriga a recém reativada usina nuclear de Sendai.  Segundo a agência Kyodo, a Companhia de Energia Elétrica de Kyushu (Kyushu Electric Power), operadora da central de Sendai, emitiu nota afirmando que o abalo não afetou as instalações.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente, por isso possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Fontes: Kyodo News | Agência Meteorológica do Japão.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar fecha em queda e quebra série de seis altas semanais seguidas

Next Article

Japão lançará serviço experimental de táxi sem motorista em 2016

Related Posts