Japão emite alerta vermelho perante chegada do tufão Phanfone

O tufão já causou blecautes no pequeno arquipélago das ilhas Amami, onde cerca de 22 mil casas permanecem sem luz.

Do Mundo-Nipo com Agências

As ilhas japonesas de Kyushu e Shikoku, no sul do Japão, estão neste domingo (5) em alerta vermelho pela chegada à região do poderoso tufão Phanfone, que traz fortes chuvas e ventos de até 215 km/h, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

De acordo com o último boletim da JMA, emitido às 11h50 locais de domingo (23h50 de sábado em Brasília), o tufão Phanfone (número 18 da temporada) estava a cerca de 100 quilômetros a sudoeste da ilha de Tanegashima, na cidade de Kagoshima (Kyushu) e se deslocava em direção norte a cerca de 20 km/h.

A agência prevê que ele vire em direção nordeste nas próximas horas e se dirija para a região sul de Honshu, a principal ilha do Japão, onde poderia tocar terra a partir da madrugada da segunda-feira (6).

Por enquanto, o alerta vermelho foi ativado pela agência – o segundo nível mais alto – por causa das fortes chuvas na maior parte de Kyushu e Shikoku.

Na faixa sul do Pacífico estão previstas precipitações de entre 80 e 100 milímetros por hora.

No sábado (4), o tufão causou blecautes no pequeno arquipélago das ilhas Amami, no sul da cidade de Kagoshima, onde cerca de 22 mil casas permanecem sem luz.

No mesmo dia, os ventos fortes levados pelo fenômeno deixou o mar agitado em Okinawa, onde uma pessoa desapareceu após ter caído no mar. Além disso, na mesma província, pelo menos 200 residências ficaram sem energia elétrica.

(Com informações das agências EFE e Kyodo)

*Acompanhe a evolução do tufão Phanfone no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Enfermeira francesa infectada por ebola fica curada com medicação japonesa

Next Article

Brasileiros residentes no Japão enfrentam tufão e passam a noite na fila para votar

Related Posts