Poderoso tufão chega às ilhas no sul de Okinawa

O tufão Neoguri alcançou as ilhas Miyako e Ishigaki, ilhas mais ao sul do arquipélago de Okinawa.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) informou que o tufão Neoguri, que está preste a mudar de intensidade “muito forte” para “devastadora”, alcançou nesta terça-feira (horário local) as ilhas Miyako e Ishigaki, ilhas mais ao sul do arquipélago de Okinawa. A agência declarou alerta máximo em toda região sul do país, sobretudo devido às fortes rajadas de vento, que devem atingir 270 km/h, e às grandes ondulações, que poderão chegar aos 14 metros de altura.

 

Tufão Neoguri reflete chuvas torrenciais em Fukuoka (Foto: Kyodo)
Fukuoka vem sendo castigada por fortes tempestades em reflexo do tufão (Foto: Kyodo)

 

A agência informou que várias áreas na região sul do país já estão sendo atingidas por ventos fortes e chuvas intensas. O órgão japonês estima que as chuvas se intensifiquem no decorrer desta terça-feira, com até 60 milímetros por hora de precipitação em algumas áreas de Okinawa.

Mais cedo, autoridades locais decretaram o fechamento de escolas e aeroportos e emitiram alerta de evacuação em algumas localidades mais ao sul de Okinawa, onde existe cerca de 1,2 milhão de habitantes. O alerta anterior só cobria as ilhas Miyako e áreas próximas. A prefeitura de Miyakojima, principal população das ilhas Miyako, organizou a retirada de todos os moradores da cidade, aproximadamente 55 mil pessoas.

Estão suspensos pousos e decolagens em aeroportos, bem como serviços de transporte marítimo. “Toda atividade marítima e aérea estão suspensas”, alerta as autoridades de Okinawa.

A Companhia de Energia Elétrica de Okinawa informou que cerca de 6,5 mil residências estão sem energia elétrica desde as 6h de terça-feira (18h de segunda pelo horário de Brasília). Nessa hora, o Neoguri se encontrava a cerca de 100 quilômetros ao sudeste das ilhas Miyako e se deslocava rumo ao arquipélago japonês a uma velocidade de 25 km/h.

Militares na Base Aérea de Kadena, no sul de Okinawa, a maior base aérea dos EUA no Pacífico, então em estado de alerta desde domingo e já retiraram algumas de suas aeronaves em preparação para a passagem do tufão.

O Neoguri (oitavo tufão da temporada) está sendo classificado como o pior tufão da história para o mês de julho.

Após sua passagem pelo sul do Japão, o o poderoso tufão se dirigirá ao norte pelo Mar da China Oriental e mudará seu curso gradualmente para o leste, segundo as previsões da agência japonesa.

O tufão alcançará a ilha de Kyushu – a terceira maior do arquipélago japonês – na quinta-feira e, posteriormente, pode chegar a Honshu, onde ficam as cidades mais povoadas do país, Tóquio e Osaka.

A JMA apela para que as pessoas se mantenham informadas sobre a intensidade e o trajeto do tufão e disponibiliza em seu site informações detalhadas e ao vivo sobre todas as atividades do Neoguri: (http://www.jma.go.jp/en/typh/)

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em baixa de 0,44%

Next Article

Bolsa de Tóquio fecha em baixa de 0,42%

Related Posts