Tufão Neoguri deve atingir a ilha de Kyushu na madruga de quinta-feira

Okinawa continua recebendo chuvas fortes e a Agência Meteorológica do Japão mantém o alerta.

Do Mundo-Nipo

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou nesta quarta-feira (9) que o tufão Neoguri está se movendo em direção leste de Kyushu, a principal ilha do sul do Japão, após sua passagem pelo arquipélago de Okinawa, onde deixou destruição, mortos e feridos por conta de tempestades e fortes ventos, conforme noticiou a emissora pública ‘NHK’.

 

Passagem do tufão Neoguri por Okinawa (Fotos: Kyodo/AJW)
A passagem do tufão por Okinawa deixou 2 casas totalmente destruídas, 212 danificadas e 296 inundadas (Fotos: Kyodo/AJW)

 

Segundo o último boletim da JMA, o tufão se localizava sobre o Mar da China Oriental, a oeste de Kyushu, às 17h de quarta-feira (5h pelo horário de Brasília), movendo-se em direção leste a uma velocidade de 20 km/h. A pressão atmosférica central era de 970 hPa, com a velocidade máxima do vento de aproximadamente 110 km/h.

A agência estima que o Neoguri mantenha essa trajetória e que, possivelmente, toque o solo em Kyushu na madrugada (horário local) desta quinta-feira (10).

Com 12 horas de duração, as chuvas que caíram sobre a ilha principal de Okinawa atingiram 300 milímetros, ou seja, o dobro da média para o mês de julho. Ventos e chuvas ainda persistem na província, onde os voos nos nove aeroportos regionais e o transporte marítimo continuam suspensos.

A passagem do tufão em Okinawa deixou pelo menos duas pessoas mortas e 38 feridas. Autoridades da província informaram que, a partir das 18h de quarta-feira (hora local), foram registrados 2 casas destruídas, 212 danificadas e 296 inundadas.

A Companhia de Energia Elétrica de Okinawa informou que cerca de 70 mil casas em 31 municípios continuam sem eletricidade na região.

Apesar de nesta quarta-feira não haver previsão de ventos e ondulações tão fortes como na terça (8), a agência mantém o alerta máximo pelas chuvas no arquipélago de Okinawa.

A JMA apela para que as pessoas se mantenham informadas sobre a intensidade e o trajeto do tufão e disponibiliza em seu site informações detalhadas e ao vivo sobre todas as atividades do Neoguri: (http://www.jma.go.jp/en/typh/)

A NHK News disponibiliza um vídeo onde mostra a ação do tufão em Okinawa.

(Com informações: NHK News/Agência Kyodo/The Japan Time/The Asahi Shimbun)

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em leve queda de 0,08%

Next Article

Preço da gasolina no Japão sobe e se aproxima de maior nível em mais de 5 anos

Related Posts