Poderoso tufão muda direção para o Mar do Japão

11º tufão da temporada levou a um recorde de 1.000 mm de chuva em Umaji…

Do Mundo-Nipo

O poderoso tufão Halong mudou sua direção para o Mar do Japão na tarde deste domingo (hora local), após levar fortes chuvas e devastar vastas áreas no oeste do Japão.

 

Rio Katsura transborda após passagem do tufão Halong (Foto: Kyodo)
Rio Katsura transborda após passagem do tufão Halong (Foto: Kyodo)

 

O tufão chegou a província de Kochi no início da manhã deste domingo, a cerca de 170 km ao norte de Wajima, província de Ishikawa, a partir das 09h00. Ele partiu em direção ao nordeste a uma velocidade de 50 km/h, com pressão atmosférica de 975 hectopascais em seu centro e ventos de até 144 km/h, segundo informações da Agência Kyodo.

O 11º tufão da temporada levou a um recorde de 1.000 mm de chuva em Umaji e 900 mm em Niyodogawa, ambas as cidades localizadas na província de Kochi.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o tufão Halong devea continuar se movendo para o norte através do Mar do Japão, levando chuva forte em partes do leste do país a partir de domingo e para Hokkaido na segunda-feira.

Quatro pessoas morreram e cerca de 70 ficaram feridas.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão e Austrália firmam cooperação para investigação da queda do avião na Ucrânia

Next Article

Japão pode estar buscando cooperação da China

Related Posts