Onda de calor no Japão provoca 32 mortes em apenas uma semana

Os números de mortes e de atendimentos em hospitais são os mais altos desta temporada do verão japonês.

Do Mundo-Nipo

A forte onda de calor que atinge ultimamente o Japão levou mais de 11 mil cidadãos aos hospitais e causou a morte de 32 pessoas somente na semana passada, informou nesta terça-feira (11) a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Japão, indicando que os números são os mais altos registrados nesta temporada de verão.

Segundo o relatório publicado pela Agência, um total de 11.219 cidadãos japoneses foram transferidos a centros médicos por insolação ou desidratação entre os dias 3 e 9 de agosto, dos quais 32 morreram antes mesmo de serem hospitalizados.

Trata-se da segunda semana consecutiva em que o número de pessoas afetadas pelas altas temperaturas supera a barreira dos 10.000. Além disso, essa barreira só foi ultrapassada em quatro ocasiões desde que os dados começaram a ser coletados, em 2008.

O relatório aponta ainda que, do total que foram levados aos centros médicos, 331 indivíduos apresentaram sintomas agudos e necessitaram de mais de três semanas de hospitalização. Já o número de pessoas que apresentaram sintomas moderados totalizou 3.861 pacientes, sendo que estes precisaram de períodos mais curtos de internação.

Já os pacientes com idades a partir dos 65 anos representaram aproximadamente metade dos casos de internação, de acordo com o relatório.

Segundo boletins recentes da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), as temperaturas na semana passada superaram os 35 graus e o índice de umidade ultrapassou mais de 65% em Tóquio e outras áreas do arquipélago japonês.

Mediante a isso, a JMA emitiu vários alertas, solicitando à população ingerir água e outros tipos de líquidos não alcoólicos, como suco de frutas, várias vezes ao dia, bem como evitar exposição prolongada ao sol.

A previsão para a quarta-feira (12) é de mais um dia de temperaturas elevadas em praticamente todo o Japão, com mínima de 19 graus, previstas principalmente para áreas em Hokkaido (norte), e máxima de 35 graus em Nagoya (centro). Além do calor, há ainda previsão de chuvas em amplas áreas do país, de acordo com a JMA.

Fontes: Agências EFE | Agência Kyodo | JMA.

*Veja como está o Tempo no Brasil e no Japão neste momento, bem como a previsão do tempo para toda a semana.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar recua quase 2% e fecha abaixo de R$ 3,50

Next Article

Japão tem seu primeiro reator nuclear reiniciado após acidente em Fukushima

Related Posts