Tufão Vongfong atinge fortemente ilhas em Okinawa e deixa 19 feridos

Entre os feridos, o caso mais grave envolve um homem que teve os dedos decepados após prensar a mão em uma porta devido aos fortes ventos.

Do Mundo-Nipo

O tufão Vongfong atingiu neste sábado (11) as ilhas da província de Okinawa, no extremo sul do Japão, com rajadas de ventos de até 234 km/h (65 m/s), de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).  A passagem do fenômeno na região deixou pelo menos 19 pessoas feridas e os ventos fortes tombaram várias árvores em Naha, capital da província, segundo levantamento da emissora pública ‘NHK’.

 

A capital Naha foi uma das cidades mais atingidas durante passagem do tufão Vongfong em Okinawa (Foto: Kyodo)
A capital Naha foi uma das cidades mais atingidas durante passagem do tufão Vongfong em Okinawa (Foto: Kyodo)

 

Entre os feridos, o caso mais grave aconteceu na noite de sexta-feira, em Naha, quando um homem teve os dedos decepados após prensar a mão em uma porta que se fechou violentamente por causa dos fortes ventos, conforme relatou a ‘NHK’, acrescentando que mais de 17 mil residências ficaram sem energia elétrica.

Mediante a potência do Vongfong, autoridades locais emitiram alertas para que os moradores das áreas de risco deixem suas casas e procurem por abrigos públicos mais próximos, já que chuvas torrenciais continuam a atingir Okinawa e ilhas próximas mesmo após a passagem do poderoso tufão.

Vongfong se desloca a uma velocidade de 10 km/h em direção norte, com ventos sustentados de 162 km/h (45 m/s) e rajadas de até 234 km/h (65 m/s), segundo o mais recente boletim da Agência Meteorológica, divulgado às 11h45 locais deste sábado.

Depois de passar por Okinawa, o tufão segue agora em direção a outras áreas de Kyushu (região sul), onde deve chegar entre domingo e segunda-feira: Além de Okinawa, a região abriga as províncias de Fukuoka, Saga, Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki e Kagoshima.

A agência também prevê que, após deixar o sul, Vongfong seguirá para a região central do Japão, onde deve chegar entre segunda e terça-feira.

O arquipélago japonês recebe o Vongfong uma semana depois de o tufão Phanfone atingir o país e deixar pelo menos 11 vítimas, entre mortos e desaparecidos, e 60 feridos, conforme relatou a emissora pública ‘NHK’.

A agência pede à população para ficar atenta às informações sobre o tufão, disponibilizando em seu site gráficos com dados em tempo real sobre a trajetória do Vongfong.

*Acompanhe a evolução do Vangfong no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto Imagem Mundo Nipo 900x615 otimizada

Forte terremoto sacode o norte do Japão

Next Article

Confiança do consumidor do Japão deteriora em setembro

Related Posts