Forte terremoto sacode Tóquio e áreas próximas

Terremoto teve epicentro em Ibaraki e afetou dezenas de províncias, incluindo Tóquio, que sentiu o tremor em 56 bairros e cidades.
Terremoto de M5 em Ibaraki 12 12 2021 Foto Reproducao JMA 03 900x550 1
Reprodução/JMA

Um forte terremoto sacudiu Tóquio e áreas vizinhas no leste do Japão no domingo, anunciou a Agência Meteorológica do Japão (JMA), acrescentando que, apesar de forte, o sismo não ofereceu risco de tsunami, enquanto a Kyodo News informou que não houve relatos imediatos de feridos ou sérios danos às infraestruturas locais.

De acordo com o registro da JMA, o tremor ocorreu às 12h31, hora local de domingo (12), o que corresponde às 00h31 no Brasil), registrando magnitude de 5 na escala Richter, com epicentro no sul da província de Ibaraki, a nordeste da capital japonesa, a uma profundidade de 50 quilômetros.

Terremoto de M5 em Ibaraki 12 12 2021 Foto Reproducao JMA 01 900x550 1
Mapa mostra as áreas atingidas e local (X) do epicentro do terremoto de magnitude 5 em Ibaraki | Foto: JMA

O terremoto registrou grau máximo de 4 na escala japonesa (Shindo), que vai até 7, em vasta localidades de 4 províncias (Ibaraki, Tochigi, Gunma e Saitama), enquanto outras três marcaram intensidade máxima de 3 graus, incluindo Tóquio.

A capital japonesa sentiu tremor de grau 3 (shindo) em 17 distritos/bairros e em 13 cidades. Além disso, 26 localidades em Tóquio registraram 1 e 2 graus na escala japonesa, totalizando 56 áreas na capital registrando o tremor, informou a JMA em seu site.

Até o momento, não houve relatos iniciais de feridos ou danos graves à edificações, segundo reportaram às autoridades locais, de acordo com a Kyodo.

Temor de erupção do Monte Fuji

O terremoto de domingo ocorreu 12 dias após a Área Metropolitana de Tóquio registrar vários tremores, inclusive dois com grande magnitude, acima de 5, em menos de 7 horas.

Os sismos no dia 03 de dezembro ocorreram próximos ao Monte Fuji, o que alimentou novos temores de um grande terremoto e erupções vulcânicas desastrosas na montanha mais alta do Japão, uma vez que o Monte Fuji é um vulcão adormecido, mas com chances de explodir num prazo máximo de 10 anos.

Segundo estudos, o Monte Fuji está em estado crítico e uma erupção na montanha pode ocorrer até 2030.

Círculo de fogo do Pacífico

Os terremotos fazem parte da vida cotidiana no Japão. O arquipélago está próximo aos limites de quatro placas tectônicas e fica ao longo da zona sísmica chamada Anel de Fogo do Pacífico, ou Círculo de Fogo, onde ocorre a maioria dos terremotos e erupções vulcânicas do planeta.

Na verdade, 18,5% dos terremotos no mundo ocorrem no Japão , de acordo com o Ministério da Terra. Isso significa que terremotos podem acontecer em qualquer lugar do país e a qualquer momento.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News | Agência Meteorológica do Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Japonesa em trabalho remoto | Foto: Depositphotos

Home office aumenta demanda no Japão por residências maiores

Next Article
Iates atracados na orla de Minato Mirai em Yokohama no Japao Foto

Japão facilitará entrada de turistas estrangeiros ‘ricos’

Related Posts