Tufão ruma para o mar deixando 1 morto, 2 desaparecidos e 93 feridos no Japão

Tohoku e Hokkaido ainda devem enfrentar chuva e vento forte na manhã desta terça-feira (horário local).

Do Mundo-Nipo

O tufão Vongfong, o pior a atingir o Japão este ano, se dirige para o mar após atravessar as regiões de Tokai, Kanto e Tohoku durante a madrugada desta terça-feira (horário local), deixando oum saldo de um morto, dois desaparecidos e quase 100 feridos, segundo último levantamento da emissora pública NHK.

 

Tufão Vongfong se dirige para o mar (Imagem: Reprodução/JMA)
No momento, o tufão se encontra na costa nordeste do Japão (Imagem: Reprodução/JMA)

 

O número de feridos chegou a pelo menos 93 em 21 das 47 províncias do arquipélago. O caso mais grave aconteceu na noite da última sexta-feira, em Naha, capital da província de Okinawa (extremo sul do país). De acordo com a imprensa local, um homem teve os dedos decepados após prensar a mão em uma porta que se fechou violentamente por causa dos fortes ventos.

No domingo (12), um chinês de 26 anos desapareceu após ser lavado por uma onda em Yoshida, na província de Shizuoka (centro-sul do Japão). Segundo a NHK, ele estava pescando com outros três colegas sobre um paredão de concreto no mar. Um homem de 72 anos também está desaparecido em Ehime, sudeste do Japão. O carro que ele dirigia caiu em um lago na noite desta segunda-feira (horário local).

Também na noite desta segunda-feira, um idoso de 90 anos foi encontrado morto em uma valeta em Tottori, no oeste do país.

No momento, o tufão se encontra na costa nordeste, perto de Miyagi, e se desloca a uma velocidade de 65 km/h em direção nordste, com ventos sustentados de 108 km/h (30 m/s) e rajadas de até 144 km/h (40 m/s), segundo o mais recente boletim da Agência Meteorológica, divulgado às 5h45 locais de terça-feira (17h45 de segunda-feira em Brasília).

Segundo a agência, a região de Tohoku (nordeste) e a ilha de Hokkaido (no extremo norte) ainda devem enfrentar chuva e vento forte na manhã desta terça-feira.

O funcionamento dos trens voltou ao normal em praticamente todo o Japão, depois de várias linhas terem sido paralisadas na segunda-feira nas regiões de Kinki (centro-oeste) e Tokai (sudoeste).

Algumas cidades mantém avisos de refúgio para moradores que residem em áreas de risco, como é o caso de Fuji e Shizuoka (Shizuoka), Iwanuma e Kesennuma (Miyagi) e Kamaishi (Iwate).

*Acompanhe a evolução do Vangfong no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Facebook libera uso de ‘stickers’ nos comentários para Android, iOS e web

Next Article

Mais cidades no Japão proíbem crianças de usar smartphone à noite

Related Posts