Terremoto de 5,5 graus sacode o nordeste do Japão

O tremor ocorreu às 02h31 de domingo (14h31 deste sábado pelo horário de Brasília), com epicentro ao sul da província de Iwate.

Do Mundo-Nipo

Um terremoto com magnitude preliminar de 5,5 graus atingiu a região de Tohoku (nordeste) na madrugada deste domingo (horário local). O tremor foi sentido em quase toda região, principalmente nas províncias de Iwate e Aomori, conforme informou a Agência Meteorológica do Japão, acrescentando que não houve risco de um tsunami. Por enquanto, não há informações sobre vítimas ou danos.

O tremor ocorreu às 02h31 de domingo (14h31 deste sábado pelo horário de Brasília), com epicentro registrado ao sul de Iwate, a uma profundidade de 90 quilômetros, de acordo com a agência, que informou sobre possibilidades de ocorrerem réplicas (tremores secundários) na região.

O terremoto atingiu 4 graus na escala japonesa (que vai até 7) e foi sentido mais intensamente nas cidades próximas ao epicentro, que incluem Hanamaki e Kitakami e Morioka, todas situadas na província de Iwate.

O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

O Serviço Geológico dos EUA colocou a força do terremoto em um valor ligeiramente superior ao da Agência Japonesa, informando que o abalo atingiu 5,6 graus na escala Richter.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japão caça 30 baleias na primeira pesca desde proibição do ICJ

Next Article

Astro Boy vai ganhar nova série animada para TV

Related Posts