Terremoto de 5,6 atinge o leste do Japão e deixa cinco feridos

O tremor provocou deslizamentos de terra, pequenos danos em casas e escolas e paralisação temporária dos trens.
Terremoto Imagem Mundo Nipo 900x615 otimizada
©Mundo-Nipo

Um terremoto com magnitude preliminar de 5,6 graus atingiu a região de Kanto, leste do Japão, incluindo Tóquio, no início da tarde desta terça-feira (horário local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não foi preciso emitir alerta de tsunami’. Por enquanto, há informações sobre cinco pessoas feridas.

De acordo com a JMA, o tremor aconteceu às 12h28 desta terça-feira (0h28 pelo horário de Brasília), com epicentro registrado no sul da região de Ibaraki, cerca de 44 quilômetros ao nordeste de Tóquio, a uma profundidade de 50 quilômetros.

O abalo foi sentido mais intensamente nas províncias de Tochigi, Gunma e Saitama, com intensidade máxima de 5 graus na escala japonesa que vai até 7, de acordo com a agência, que alertou para a possibilidade de ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Segundo a emissora pública ‘NHK’, o tremor provocou deslizamentos de terra, pequenos danos em casas e escolas e paralisação temporária dos trens. Em Tatebayashi e Oura (Gunma), cerca de 100 residências ficaram sem energia elétrica, mas o fornecimento já foi restabelecido.

Feridos
Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas em função do terremoto, de acordo com a NHK. Em Hachioji (Tóquio), uma menina de 5 anos que buscava abrigo na creche cortou o pé com o caco de uma vasilha que caiu no chão com o tremor.

Em Kiryu (Gunma), um homem de 50 anos machucou gravemente a cabeça com a queda de um lustre. Em Ota, na mesma província, uma mulher de 38 anos também feriu a cabeça depois de cair no chão.

Cidades mais afetadas de acordo com a JMA:
(5 graus na escala japonesa)

TOCHIGI
Sano-shi Kameicho
Sano-shi Kuzu-higashi
Shimotsuke-shi Tanaka

GUNMA
Maebashi-shi Kasukawamachi
Isesaki-shi Nishi-kubocho
Ota-shi Nishi-honcho
Chiyoda-machi Akaiwa
Oizumi-machi Hinode
Oura-machi Nakano
Midori-shi Omamacho

SAITAMA
Kumagaya-shi Konan
Kazo-shi Shimomitsumata
Kazo-shi Kisai
Kazo-shi Otone
Honjo-shi Kodamacho
Fukaya-shi Okabe
Kuki-shi Shimohayami
Saitama Misato-machi Kibe

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Lista de confrontos para o terceiro dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Next Article

Bolsa de Tóquio recua 0,23%

Related Posts