Terremoto de magnitude 6,0 abala ampla área no Japão

Terremoto, que teve epicentro na costa de Ibaraki, foi sentido em várias áreas no leste e norte do Japão.
Terremoto de 6.0 atinge a costa nordeste do Japão em 22/05/2022 | Reprodução / JMA

Atualizado em 23/05/2022

Um terremoto de magnitude 6,0 na escala Richter atingiu a costa nordeste do Japão, abalando várias províncias no leste e norte do país no domingo (22), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), garantindo que o tremor não ofereceu risco de tsunami, de acordo com a Kyodo News

Até o momento, não houve relatos imediatos de feridos ou danos materiais graves após o terremoto, que ocorreu às 12h24 de domingo (00h24 no horário de Brasília), com epicentro ao largo da costa de Ibaraki, a uma profundidade de 30 quilômetros, de acordo com a JMA.

A magnitude do terremoto foi posteriormente revisada para cima em relação à estimativa inicial de 5,8, disse a Agência Meteorológica do Japão.

O tremor registrou grau máximo de 5- na escala de intensidade sísmica japonesa, que vai até 7, na cidade de Iwaki, em Fukushima, onde também acusou grau 4 em  em outras cidades, de acordo com a agência.

O mapa mostra a localização do epicentro e as áreas afetadas pelo terremoto | JMA
O mapa mostra a localização do epicentro e as áreas afetadas pelo terremoto | JMA

As províncias de Miyagi, Yamagata, Niigata e Tochigi também sentiram o sismo, bem como Ibaraki, província mais próxima do epicentro. Todas registram grau 3 na escala japonesa (shindo).

Nenhuma anormalidade foi observada na usina nuclear Tokai 2, localizada na costa de Ibaraki, ou nas usinas atômicas Fukushima Daiichi e Fukushima Daini, disseram seus operadores.

Também não houve grandes interrupções no transporte. Entretanto, a companhia JR East informou que suspendeu brevemente os serviços em uma seção da linha Tohoku Shinkansen, que opera trens de alta velocidade entre as prefeituras de Fukushima e Miyagi, no nordeste do Japão.

Círculo de fogo do Pacífico

Os terremotos fazem parte da vida cotidiana no Japão. O arquipélago está próximo aos limites de quatro placas tectônicas e fica ao longo da zona sísmica chamada Anel de Fogo do Pacífico, ou Círculo de Fogo, onde ocorre a maioria dos terremotos e erupções vulcânicas do planeta.

De acordo com o Ministério da Terra e Infraestrutura, 18,5% dos terremotos no mundo ocorrem no Japão. Isso significa que terremotos podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento no arquipélago japonês.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News | Agência Meteorológica do Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Cidade de Bucha, na Ucrânia, foi quase devastada após a invasão russa | ©Ivor Prickett_NYT

Japão concede mais US$ 300 milhões em ajuda à Ucrânia

Next Article
Joe Biden foi recebido pelo embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, em sua chegada à Base Aérea de Yokota, em Fussa, nos arredores de Tóquio | ©AP/Eugene Hoshiko

Joe Biden se reúne com líderes empresariais no Japão

Related Posts