Tufão Goni arranca carros e postes do chão no sul do Japão

Ventos de até 255km/h fizeram carros voar pelos ares, derrubaram árvores e vários postes, o que deixou 23 mil casas sem energia em Okinawa.

Do Mundo-Nipo

O potente tufão Goni deixou nesta segunda-feira (24) pelo menos oito feridos e mais de 23 mil lares sem luz durante sua passagem por Okinawa, ilha ao sul do Japão, de acordo com a imprensa japonesa e internacional.

Segundo informaram autoridades locais, todos os feridos sofreram quedas e foram atingidos por objetos relacionados com as fortes rajadas de vento provocadas pela tempestade, conforme noticiou a emissora pública “NHK”.

Imagens divulgadas pela “Globo News“, da emissora brasileira Rede Globo, os fortes ventos, de até 255km/h, arrastaram um grande número de carros, com muitos deles chegando a voar pelos ares. Os ventos também derrubaram árvores, semáforos e muitos postes, com várias linhas de transmissão de energia praticamente arrancadas do solo, o que provocou corte de energia em cerca de 23,9 mil residências na região.

Goni (15° tufão da temporada deste ano no Japão), que deixou cerca de 15 mortos em sua passagem pelas Filipinas, registrou rajadas de vento de até 255 km/h na ilha de Ishigaki, a oeste de Okinawa, Na ilha de Izena, a noroeste, foram registradas precipitações de 51,5 milímetros por uma hora durante a tarde, segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Os efeitos da tempestade de vento afetaram o tráfego aéreo na região, onde foram cancelados 250 voos e para amanhã são esperados outros 60 cancelamentos. O tufão também fez com que a companhia ferroviária JR Kyushu cancelasse hoje todos seus trens locais e de alta velocidade.

Goni, qualificado pelo organismo meteorológico como “muito forte”, se desloca a cerca de 40 km/h em direção noroeste, com uma pressão atmosférica de 940 milibares perto do centro, segundo dados da JMA.

A agência japonesa advertiu que a tempestade de vento conservará sua força enquanto se aproximar das ilhas de Amami e Kyushu, onde esperam que chegue na terça-feira de manhã (horário local). Qualificado como “muito forte”, Goni está a 90 km ao oeste da ilha Kume e segue para essa região a uma velocidade de 90 km/h, com ventos sustentados em 150km/h e picos de até 252 km/h, de acordo com o último boletim da JMA.

O organismo japonês prevê que o tufão provoque mar revolto e chuvas copiosas de mais de 80 milímetros por hora nestas regiões e em Okinawa, e pediu aos residentes que se mantenham alerta perante possíveis deslizamentos de terra, inundações e queda de raios.

Além disso, como se não bastasse ser atingido pelo poderoso Goni, o arquipélago japonês está sob a ameaça de outro grande tufão, o Atsani (16º da temporada). No fim de semana, o tufão passou próximo das Ilhas Izu e das ilhas Ogasawara, a cerca de mil quilômetros ao sul de Tóquio. Apesar disso, o fenômeno que se encontra ao leste do Japão segue em direção norte e está se afastando das ilhas no momento.

A Agência Japonesa, no entanto, alertou que a instabilidade do tempo no litoral leste do país deve continuar, com fortes ventos e mar revolto nesta segunda-feira, devendo se prolongar até terça-feira (25) ou quarta-feira (26).

*Confira o deslocamento dos dois tufões no site oficial da Agência Meteorológica do Japão.

Fontes: NHK News| Globo News | Agência Meteorológica do Japão.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Coreia do Norte movimenta dezenas de submarinos enquanto se reúne com Seul

Next Article
Turistas notemplo Sensou ji em Toquio Foto Aflo Images min

Japão lança app multiuso com wi-fi gratuito para turistas

Related Posts