Encontrados 31 pessoas em estado crítico por erupção vulcânica no Japão

Foi usado o termo “parada cardíaca” para se referir às vítimas que não apresentam sinais vitais, portanto, acredita-se que todas as 31 pessoas estejam mortas.

Do Mundo-Nipo

Equipes de socorro das Forças de Autodefesa e da polícia informaram neste domingo (28) que encontraram 31 pessoas em estado crítico no Monte Ontake, na região central do Japão, que entrou em erupção no sábado (27). A morte de quatro pessoas foram confirmadas neste domingo, uma vez que os corpos foram transportados pelos serviços de emergência até um prédio em que funcionava uma escola do ensino fundamental, na parte inferior do monte, onde médicos atestaram as mortes.

 

Erupção do Monte Ontake (Foto: Kyodo)
Apenas quatro vítimas confirmadas puderam ser levadas para baixo do monte (Foto: Kyodo)

 

As buscas por montanhistas que foram pegos de surpresa durante a explosão vulcânica continuaram hoje em meio a muita fumaça e cinzas que continuam sendo expelidas da cratera do monte.

Cerca de 550 policiais, bombeiros e militares das Forças de Autodefesa chegaram por volta das 11h30 locais deste domingo numa área próxima ao alto do monte para reiniciar a operação de resgate, que havia sido interrompida ontem devido ao aumento da concentração de enxofre.

Um porta-voz da polícia da província de Nagano informou no início do dia que 31 pessoas foram encontradas “em estado de parada cardíaca perto do topo do Monte Ontake”. Segundo ele, várias delas estavam quase enterradas pelas cinzas.

As equipes de resgate usam o termo “estado de parada cardíaca” para se referir às vítimas que não apresentam sinais vitais. Este termo é comumente usado pelas autoridades japonesas até que os médicos forneçam atestados de óbito, portanto, acredita-se que as outras 27 pessoas entre as 31 encontradas também estejam mortas, já que apenas as quatro vítimas confirmadas puderam ser levadas para a parte inferior do monte.

As equipes de resgate precisaram suspender as operações devido ao aumento de gases tóxicos, principalmente por causa da crescente concentração de enxofre que tem envolvido o monte. Segundo eles, as buscas devem retornar na manhã desta segunda-feira.

A polícia local também informou que 19 pessoas foram resgatadas em helicópteros neste domingo, alguns pertencentes às próprias forças de resgates.

 

Erupção do Monte Ontake

O vulcão entrou em erupção no sábado, expelindo enormes nuvens de fumaça e pedras que mataram uma mulher e feriram pelo menos 40 pessoas – 12 de maneira grave. Cerca de 250 praticantes de caminhadas, que tentavam subir o vulcão quando a erupção ocorreu, ficaram inicialmente presos nas encostas. Mas a maioria conseguiram descer, e 40 tiveram que passar a noite em abrigos perto do topo.

Outras sete pessoas vivas foram resgatadas em três viagens, disse o oficial do Ministério da Defesa, Toshihiko Muraki. Todos estão conscientes e puderam caminhar, embora os detalhes de suas condições de saúde não estejam claras, disse.

Este raro acontecimento, o primeiro em 35 anos, surpreendeu quase 300 montanhistas e turistas neste início de outono particularmente favorável à prática de caminhada.

O vulcão continua a expelir vapor neste domingo, e ainda há o risco de cinzas, alertou o serviço de meteorologia japonês.

O solo e as casas foram completamente cobertas por uma espessa camada de cinzas de até 20 centímetros em uma paisagem lunar, segundo imagens divulgadas pela televisão.

A prefeitura pediu aos moradores para não se aproximar do vulcão, cujo acesso foi restringido, e a usar máscaras na região em questão, que pode ser expandida de acordo com os ventos. No momento não há projeções de lava.

A última grande erupção do Monte Ontake remonta a 1979, quando o vulcão cuspiu mais de 200.000 toneladas de cinzas, segundo a imprensa local. Uma erupção de menor magnitude também ocorreu em 1991 e este vulcão também é responsável por vários terremotos em 2007.

(Com informações da NHK News e das agências AFP e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Resultados do último dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Next Article

Morre Takako Doi, a 1ª mulher a presidir a Câmara Baixa do Parlamento do Japão

Related Posts