Dois tufões se aproximam do Japão

A Agência Meteorológica do Japão alerta para a possibilidade dos dois tufões atingirem o arquipélago japonês nos próximos dias.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Dois tufões se aproximam do Japão (Imagem: Reprodução/JMA)
O mapa mostra o deslocamento dos dois tufões próximos às ilhas no extremo sul do Japão (Imagem: Reprodução/JMA)

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertou nesta quarta-feira (30) que dois tufões estão se aproximando do arquipélago japonês.

Segundo o comunicado da agência, nesta quarta, a formação de um novo tufão deixou o sul do Japão cercado por dois fenômenos climáticos. O tufão número 12, chamado Nakri, formou-se ao leste das Filipinas na madrugada de quarta-feira (tarde de terça pelo horário de Brasília).

O Nakri se desloca a 10 km/h em direção norte e tem ventos sustentados de 64 km/h (18 m/s), com picos de 90 km/h (25 m/s), mas pode ganhar mais força.

Já o tufão número 11, chamado Halong, se formou na terça-feira perto de Guam, nas ilhas Mariana, desloca-se a 15 km/h em direção leste-noroeste e tem atualmente ventos sustentados de 82 km/h (23 m/s), com picos de até 126 km/h (35 m/s).

A previsão da agência é de que o Halong ganhe bastante força nos próximos dias. Até sábado, o tufão poderá ter ventos sustentados de 144 km/h (40 m/s), com picos de até 216 km/h (60 m/s).

A Agência alerta para a possibilidade dos dois atingirem o Japão nos próximos dias e deve divulgar boletins periódicos sobre sua força e deslocamento.

O tufão Nakri pode chegar à província de Okinawa com ventos fortes e chuvas torrenciais, levado pela pressão atmosférica que vem do Oriente. Segundo a agência, este tufão arrasta um ar úmido em grande parte da zona leste e há possibilidade de chuva forte nas regiões de Kyushu e Shikoku.

O deslocamento dos tufões podem ser acompanhados em tempo real no site da Agência Meteorológica do Japão.

*Veja como está o Tempo no Japão neste momento.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Dólar sobe e fecha perto de 103 ienes em reação ao PIB dos EUA e decisão do FED

Next Article

Bolsa de Tóquio abre em alta de 0,53%

Related Posts