Gastos das famílias no Japão têm queda inesperada em dezembro

Porém, o rendimento médio das famílias assalariadas subiu para o equivalente a R$ 27,2 mil.
Preco no Japao Foto Japan Times 900x600 min
Foto: Japan Times

Os gastos das famílias no Japão apresentaram recuo inesperado em dezembro, registrando queda de 0,1% (em termos reais ajustados aos preços) na comparação com dezembro do ano anterior, de acordo com o relatório divulgado pelo governo do país na última terça-feira.

O resultado contrariou amplamente a estimativa mediana de economistas, que esperavam crescimento de 1,3% para o último mês de 2017.

O levantamento de estatística do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão mostra que a despesa média mensal por cada lar com dois ou mais ocupantes (medida principal do indicador) recuou 0,1% em termos reais (considerando a evolução dos preços ajustados à inflação) em dezembro de 2017 na comparação anual, para 322.157 ienes de gasto médio por domicílio.

Por sua vez, a leitura do índice em termos nominais (sem contar com a inflação) apresentou crescimento de 1,2%.

Já o índice da média geral das despesas dos lares registrou em dezembro declínio de 0,5% em termos reais em relação ao ano anterior, enquanto subiu 0,8% na base nominal. Isso quer dizer que a média das despesas de consumo por cada domicílio ficou em 352.076 ienes em dezembro passado.

O levantamento mostra ainda que o rendimento médio mensal das famílias assalariadas subiu para 940.875 ienes em dezembro, equivalente a 27,2 mil reais, alta de 0,4% em termos reais e de 1,7% em termos nominais ante dezembro de 2016.

A despesa dos lares é um indicador fundamental para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

Do Mundo-Nipo
Fonte: Statistics Bureau of Japan

*A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão (em inglês).

Total
0
Shares
Previous Article
Vulcao no Monte Kusatsu Shirane Foto Kyodo min

Erupção de vulcão no centro do Japão deixa 15 feridos e um morto

Next Article
Precos no Japao Foto Stockvault 900x600 29 04 2016

Vendas no varejo do Japão seguem em forte ritmo de crescimento

Related Posts