Nissan apresenta seu carro ‘autônomo’ em feira de eletrônicos no Japão

A fabricante apresentou oficialmente o protótipo de seu carro ‘autônomo’, e afirmou que sua tecnologia de ponta o torna capaz de evitar acidentes, o que aumentará a segurança no trânsito.

Do Mundo-Nipo

A Nissan apresentou o protótipo de seu carro ‘autônomo’ em uma importante feira de eletrônicos que teve início nesta terça-feira (1), em uma cidade nas proximidades de Tóquio.

 

Carro autônomo da Nissan é apresentado na CEATEC (Foto: Yahoo! News/Reprodução)
Carro autônomo da Nissan é apresentado na CEATEC (Foto: Yahoo! News/Reprodução)

 

No primeiro dia da Cutting-Edge IT & Electronics Comprehensive Exhibition (CEATEC), uma importante feira onde são exibidos os produtos tecnologicos mais avançados da atualidade e para o futuro, a Nissan apresentou oficialmente o protótipo de seu carro ‘autônomo’ que, segundo a fabricante, sua tecnologia de ponta o torna capaz de evitar acidentes e assim aumentar a segurança no trânsito.

“O carro autônomo foi pensado, principalmente, para auxiliar o motorista”, destacou a Nissan, acrescentando que 90% dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana.

A fabricante número dois do Japão argumentou que um carro autônomo é indubitavelmente mais seguro porque dispõe de sensores e câmeras que superam a percepção humana, cujo campo de visão é reduzido, principalmente à noite, pois não dispõe de outros meios de detecção para obstáculos inesperados.

O carro utiliza dados cartográficos muito precisos e faz análises que lhe permitem antecipar cruzamentos, parar diante da aproximação de risco de outro veículo e desviar de obstáculos, além de outras manobras que visam à segurança do motorista.

Trata-se de reproduzir automaticamente o que o homem é capaz de fazer de forma instintiva, mas com auxílios tecnológicos que permitem ir além de apenas compreender, julgar e agir. O carro utiliza cinco câmeras, cinco scanners a laser e outras tecnologias de ponta para analisar tudo que tiver ao redor a uma distância muito superior a de um humano.

Para garantir uma resposta rápida diante de acontecimentos imprevistos, são utilizados algoritmos de tomada de decisão e chips ultrarrápidos.

A Nissan disse que levou mais de 30 anos em projetos de carros autônomos e agora, graças a tecnologias recentes, está se aproximando de seu objetivo. A data de lançamento, no entanto, não foi confirmada. Mas o brasileiro Carlos Ghosn, presidente da Nissan no Brasil, declarou recentemente que a empresa pretende lançar o modelo em 2020.

Além da Nissan, mais de 580 empresas estão participando da CEATEC, que trouxe expositores de 18 países e territórios. A mostra vai até sábado (5).

As informações são da Yahoo! News.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Ex-premiê do Japão critica pressão do governo para reiniciar geração de energia nuclear

Next Article

Tênis: Resultados da 1ª rodada de simples do ATP 500 de Tóquio

Related Posts