Imperador Akihito e família fazem tradicional saudação de Ano Novo

A tradicional saudação ocorreu nesta manhã na sacada do palácio em Tóquio, onde o imperador desejou “um 2016 cheio de paz para o mundo”.
Familia Imperial Japonesa sauda 2016 Foto Takuya Isayama AJW Images 1000x600 02 01 2016

O Imperador do Japão, Akihito, e sua família realizaram neste sábado (2) a tradicional saudação do Ano Novo da sacada do Palácio Imperial de Tóquio, onde aproximadamente 10 mil pessoas compareceram ao local que só é aberto ao público em raras ocasiões.

Akihito disse que se sente feliz por “compartilhar a entrada do Ano Novo com tanta gente”, e desejou um 2016 “cheio de paz e bons votos aos japoneses e ao resto do mundo”, em sua tradicional mensagem que é feita todos os anos em sua residência no centro da capital japonesa.

A multidão começou a se reunir no Palácio Imperial de Tóquio por volta das 10h locais (23h de Brasília de sexta-feira), na primeira das cinco vezes em que o imperador aparecerá durante o dia para saudar os presentes.

No total, as autoridades japonesas preveem que cerca de 45 mil pessoas vão comparecer à residência da família imperial para a ocasião, informou a agência de notícias “Kyodo”.

Durante sua aparição, o imperador, de 82 anos, esteve acompanhado de sua esposa, Michiko, de 81 anos, além de seu filho e herdeiro, o príncipe Naruhito (55 anos) e sua nora Masako (52 anos), entre outros integrantes da dinastia reinante mais antiga do mundo.

Masako, a mulher do herdeiro ao trono de Crisântemo, participa anualmente deste ato apesar de estar afastada de outras atividades da Casa Imperial, pois foi diagnosticada há uma década com depressão induzida por estresse.

Na sacada da ala Chowa-Den do Palácio Imperial, protegidos por um vidro blindado, também apareceram o príncipe Mikasa, tio do imperador, que com seus 100 anos é o integrante mais velho da família imperial japonesa, e sua mulher Yuriko, de 92 anos.

Os jardins do Palácio Imperial do Japão, uma enorme fortaleza situada em pleno centro de Tóquio, são abertos ao público apenas duas vezes por ano.

Na sexta-feira (1), O imperador Akihito e a imperatriz Michiko se encontraram com outros membros da família imperial e dignitários de governos em cerimônia também realizada no Palácio Imperial em Tóquio.

No primeiro dia do ano, os participantes da sessão da manhã incluíam o primeiro-ministro Shinzo Abe, os presidentes da Câmara Baixa e da Câmara Alta, além de membros do Parlamento japonês. O imperador afirmou que reza pelo desenvolvimento do país e felicidade das pessoas.

Embaixadores de 125 países visitaram o palácio na parte da tarde. Os emissários e cônjuges se encontraram com o casal imperial por ordem.

(Com informações da Agência EFE, Agência Kyodo e NHK News)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Patric marca dois gols para o Gamba Osaka na Copa do Imaperador Foto Kyodo

Com gols de brasileiro, Gamba Osaka conquista a Copa do Imperador

Next Article
Pessoas em Toquio Foto Shutterstock 900x600 02 01 2016

Número de mortes no Japão atinge recorde de 1,3 milhão em 2015

Related Posts