Terremoto de magnitude 5,9 sacode o leste do Japão

Com epicentro na costa de Chiba, o forte tremor também foi sentido em uma ampla área do centro ao nordeste do Japão, inclusive em Tóquio.
Terremoto de 5.9 no leste do Japão em 03 01 20 Foto JMA
Reprodução / JMA

Um forte terremoto de magnitude preliminar 5,9 na escala Richter sacudiu o leste do Japão na madrugada de sexta-feira (data local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de potente, o sismo não gerou risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 3h24 de sexta-feira (15h24 de quinta-feira em Brasília), com epicentro registrado no Oceano Pacífico, próximo ao litoral da província de Chiba, a uma profundidade de 30 quilômetros abaixo da superfície marítima.

O terremoto registrou intensidade de 4 graus na escala sísmica japonesa, que vai até 7, na parte sul da província de Ibaraki e no nordeste da província de Chiba.

*A magnitude na escala Richter (5,9) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

O tremor também foi sentido em uma ampla área do centro ao nordeste do Japão, inclusive em Tóquio.

Até o momento, não houve relatos imediatos de feridos ou danos materiais causados ​​pelo terremoto.

Quase ao mesmo tempo que o tremor foi registrado na costa de Chiba, a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres emitiu um alerta de emergência, dizendo que “um terremoto com intensidade sísmica de até 5 graus na escala japonesa pode atingir o leste do Japão, “pedindo ainda aos moradores da região que se preparem para um forte abalo”.

Estruturas resistentes à tremores

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Mundo-Nipo.com (MN)
Fontes: Kyodo News | Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Imperador Naruhito e Imperatriz Masako em primeira saudação de 2020 Foto Kyodo

Naruhito faz primeira saudação de Ano Novo como imperador do Japão

Next Article
Erupção no Monte Shinmoe em 2018 Foto Kyodo

Japão eleva nível de alerta no vulcão Shinmoe após vários terremotos

Related Posts