Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo, completa 118 anos

A japonesa é lúcida e ativa. Suas diversões preferidas são matemática e o complicado jogo Reversi. Ela adora Coca-Cola e chocolate.
Kane Tanaka completa 118 anos Foto Kyodo 900x660 1
©Kyodo

A japonesa Kane Tanaka, a pessoa viva mais velha do planeta, celebrou neste sábado (2) incríveis 118 anos de vida. A simpática idosa goza de boa saúde e continua lúcida, interagindo normalmente com os funcionários na casa de repouso onde vive em Fukuoka, no sudoeste do Japão.

Nascido em 2 de janeiro de 1903, Kane foi reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records), em março de 2019 aos 116 anos.

Kane se tornou a pessoa mais longeva do planeta após a morte da também japonesa Chiyo Miyako, falecida em julho de 2019, aos 117 anos de idade.

A simpática anciã também bateu o recorde de pessoa viva mais velha já registrada na história do Japão, quando completou 117 anos e 261 dias em 19 de setembro de 2020.

Kane comemorou seu aniversário com outros residentes da casa de repouso. Segundo a Kyodo News, ela estava feliz e pediu para que todos na instalação, pacientes e funcionários, fossem aplaudidos.

Inteligente e ativa

Kane possui ótimas faculdades mentais para a idade amplamente avançada. Uma de suas diversões preferidas é “estudar matemática”, um hábito que ainda consegue manter, além de jogar Reversi, um clássico, e complicado, jogo de tabuleiro, no qual muitas vezes supera a equipe da casa de repouso onde vive.

Preferência por lanches calóricos

A velhinha super inteligente também tem um apetite forte, com gosto para bebidas e guloseimas ricas em calorias e açúcares: ela gosta de comer chocolate e beber Coca-Cola.

Quando questionada sobre o segredo de sua longevidade, Kane respondeu: “Comer uma comida deliciosa e estudar”, disse ela, que pretende viver até 120 anos.

“É uma situação difícil devido à pandemia de coronavírus, mas Kane está bem”, disse seu neto de 61 anos, Eiji. “Mas estou feliz porque ela se diverte todos os dias”, completou, de acordo com a Kyodo News.

Kane Tanaka completa 118 anos Foto Kyodo
Kane Tanaka | ©Kyodo
5 eras imperiais e 2 bombas atômicas

Esta super-centenária nasceu no ano em que os irmãos Wright realizaram o seu primeiro voo de avião bem-sucedido, e testemunhou a sucessão de cinco eras imperiais no Japão: Meiji, Taisho, Showa, Heisei e Reiwa.

Além disso, a anciã vivenciou duas guerras mundiais, bem como os horrores de duas bombas atômicas.

Construção familiar e profissional

Sétima de nove irmãos, Kane casou aos 19 anos e geriu o restaurante de noodles da família quando o marido foi enviado para a guerra do Pacífico. Quando este regressou, ambos se converteram ao cristianismo e passaram a gerir um restaurante de arroz.

A simpática idosa tem cinco netos e oito bisnetos, segundo relatos da família ao Guinness na ocasião em que foi reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo.

Longevidade japonesa

O Japão já registrou vários recordes de pessoas mais longevas do mundo. O homem que chegou à idade mais avançada no planeta foi o japonês Jiroemon Kimuro, que faleceu em 12 de junho de 2013 aos 116 anos.

Já entre as mulheres, o recorde de pessoa viva mais velha do mundo é da francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997, aos 122 anos e 164 dias.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Aneis Olimpicos na Baia de Toquio a noite Foto AP

Japão confirma realização das Olimpíadas em 2021

Next Article
Sorvete de limao Foto Curly Girl Kitchen

Receita de sorvete de limão com tofu

Related Posts