Número de turistas em Tóquio salta 34% e atinge nível histórico em 2015

O turismo em Tóquio arrecadou o montante recorde de 1 trilhão de ienes, cerca de 32,936 bilhões de reais, em 2015.
Turistas chineses esperando onibus de excursao no distrito de Ginza Foto Tomohiro Ohsumi
Turistas chineses no distrito de Ginza, em Tóquio (Foto: Tomohiro Ohsumi)

O número de pessoas estrangeiras que visitaram a capital do Japão em 2015 saltou 34% em relação ao ano anterior e ultrapassou a marca dos 11 milhões pela primeira vez desde que os dados se tornaram disponíveis, informou o Governo Metropolitano de Tóquio, ressaltando que a alta reflete, principalmente, a fraqueza do iene no ano passado.

Divulgado no final de maio, o relatório do governo da capital japonesa mostra que 11,8 milhões de estrangeiros visitaram Tóquio no ano passado, o maior número já registrado na desde que o órgão começou a compilar os dados, na década de 1960. Entre os principais motivos da visita estão laser e negócios, primeiro e segundo lugar, respectivamente.

O relatório cita ainda que o turismo em Tóquio arrecadou o montante recorde de 1 trilhão de ienes, aproximadamente 32,936 bilhões de reais, no ano passado.

O crescimento no setor também é devido a uma maior facilidade na concessão de vistos para turistas de algumas nações asiáticas. Influenciou ainda a ampliação no número de voos internacionais no aeroporto de Haneda, em Tóquio, bem como melhorias nas áreas turísticas, incluindo ampliação de pontos com acesso Wi-Fi gratuito – um desses pontos inclui o Monte Fuji.

Tanto o governo central como o Metropolitano vem elaborando medidas para ampliar o turismo na capital japonesa. A projeção é aumentar o número de visitantes estrangeiros para 15 milhões em 2020, ano em que Tóquio sediará os Jogos Olímpicos.

Enquanto isso, o número de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em 2015 caiu 1,9% na comparação com 2014. Segundo Anuário Estatístico divulgado em abril pelo Ministério do Turismo, 6,305 milhões de estrangeiros desembarcaram no país no ano passado.

A queda reflete o temor pela violência e a disseminação do Zika vírus, o que piora a avaliação internacional quanto a segurança no Brasil, onde a cidade do Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de 2016.

Fontes: Agência Kyodo | Jornal Estadão.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Atendentes dando boas vindas aos clientes em loja de departamentos em Toquio Foto Kydo

Cultura omotenashi faz do Japão o país mais bem educado do mundo

Next Article
Pai abandona filho de 7 anos perto de floresta cheia de ursos Foto Reproducao Globo News

Busca por menino largado em floresta no Japão ganha reforço do Exército

Related Posts