Japão e Mercosul negociam parceria econômica

Negociações ocorrem depois do acordo entre Mercosul e União Europeia anunciado durante a Cúpula do G20 em Osaka.
Bandeira da Mercosul
Foto: Montagem MN

O Mercosul e o Japão iniciarão negociações sobre um acordo comercial, com o objetivo de aumentar o fluxo de produtos entre a região e o país, segundo fontes diplomáticas envolvidas diretamente na negociação, informou a revista Época.

O Japão, terceira maior economia do mundo, manifestou interesse diante do fechamento do acordo de livre-comércio do Mercosul com a União Europeia.

“O Japão não quer ficar de fora, por causa das montadoras. Se não houver acordo com o Mercosul, as montadoras japonesas, por exemplo, vão perder muito mercado para as europeias”, explicou um diplomata.

Com uma população estimada em aproximadamente 126 milhões de pessoas, o Japão já tem vários acordos comerciais, entre eles com a União Europeia. É também um dos membros da Parceria Transpacífica, área de livre-comércio que conta com Austrália, México, Canadá, Peru, Chile e outros.

É por meio da parceria, por exemplo, que o Peru importa carne da Austrália, um grande concorrente brasileiro no comércio mundial de carnes.

O Brasil era o principal destino de investimento japonês na América Latina, poucos anos atrás, mas o México assumiu esse lugar.

No Itamaraty, a expectativa é que seja possível fechar o acordo em até dois anos, caso haja foco nas negociações.

“O japonês demora muito para decidir, mas, depois que decide, é rápido para fechar toda a burocracia”, explica um diplomata.

Total
0
Shares
Previous Article
Cigarro aceso Foto Creative Commons

Japão endurece leis antifumo

Next Article
Passaportes Foto Reproducao Henley Partners

Japão segue no topo dos passaportes mais poderosos do mundo

Related Posts