Bolsa de Tóquio fecha em forte alta e atinge maior nível em 7 meses

A alta de 1,24% foi a mais forte em uma única sessão desde o começo de agosto.

Do Mundo-Nipo

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou com alta de mais de 1% nesta terça-feira (2), atingindo seu nível mais alto dos últimos sete meses, ajudada pela grande demanda por ações voltadas à exportações, que têm sido impulsionadas pelo enfraquecimento do iene frente ao dólar. Os investidores também estavam otimistas com a expectativa de uma reforma ministerial planejada pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

O Nikkei, principal índice japonês, encerrou as negociações com ganhos de 192,00 pontos, alta 1,24%, a 15.668,60 unidades. A alta foi a mais forte em uma única sessão desde o começo de agosto e o volume das transações foi o maior em três semanas.

A sessão foi marcada pela forte valorização do dólar, que atingiu o maior patamar desde janeiro. O dólar forte ajuda os exportadores japoneses, que podem tornar seus produtos mais competitivos sem perder renda em ienes.

Expectativas de reformas no fundos de pensão também impulsionaram o índice Nikkei. As notícias de que o primeiro-ministro japonês vai nomear na quarta-feira Yasuhisa Shiozaki como ministro da Saúde, Trabalho e Assistência Social, foram bem recebidas pela bolsa.

Shiozaki é favorável a uma postura mais agressiva na gestão dos fundos de pensão, que controlam cerca de 1,2 trilhões de ienes. A postura pode levar à injeção de parte desse capital nos mercados acionários.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em alta de 0,26%

Next Article

Sobe para 34 o número de casos de dengue transmitidos dentro do Japão

Related Posts