Principais empresas do Japão creem que a economia crescerá em 2016

Mais de 60% das empresas apontam a recuperação do consumo privado como fator crucial para o crescimento no Japão.
Precos no Japao Foto Getty Images 900x600 03 01 2016
Foto: Getty

Quase 90 por cento das principais empresas japonesas esperam expansão econômica em 2016, com muitas projetando que o consumo privado e os gastos com investimentos vão se recuperar após “a lentidão econômica que marcou o ano de 2015”, de acordo com uma pesquisa realizada pela agência japonesa de notícias Kyodo.

Realizada em dezembro e divulgada no sábado (2), a pesquisa consultou 101 das principais empresas do Japão. Do total, 88 companhias disseram que a economia japonesa se expandirá em 2016. Quando questionadas quanto ao ritmo da expansão, duas projetaram forte crescimento e 86 estimaram expansão moderada.

Por outro lado, nove projetaram estabilização econômica, enquanto apenas uma estimou que o crescimento deverá sofrer desaceleração moderada. Vale salientar que nenhuma empresa projetou contração.

Quando perguntadas sobre o motivo que as levaram a estimar crescimento, 63 empresas apontaram a recuperação do consumo privado como um fator importante, enquanto 45 companhias citaram captação de recursos após gastos com investimentos.

O governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, que vem tentando colocar a terceira maior economia do mundo em um caminho de recuperação sustentável, vem pedindo para que as empresas aumentem os salários e invistam mais. Segundo ele, o crescimento salarial superando a inflação será vital para o consumo ganhar impulso.

Ainda assim, 71 empresas não esclareceram sua posição quanto às negociações com os sindicatos sobre o aumento salarial anual, que ocorrerá na primavera. Apenas 13 disseram que planejam aumentar os salários.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Fukushima Imagem Reproducao NHK 740x444 02 01 2015

Mas de 100 mil pessoas continuam longe de seus lares em Fukushima

Next Article
Dolar Foto Stockvault 900x600 04 10 2015 otimizada

Dólar salta mais de 2% e inicia o ano acima de R$ 4

Related Posts