Bolsa de Tóquio cai mais de 1% com alta de iene após decisão do BC australiano

O índice Nikkei encerrou no nível mais baixo em quase duas semanas.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em baixa nesta terça-feira (3), com o índice Nikkei atingindo o menor nível em quase duas semanas, diante de um iene fortalecido após o Reserve Bank of Austrália (RBA, o banco central australiano) anunciar um corte na taxa básica de juros, o que afastou os investidores das ações de exportadoras japonesas e outros ativos sensíveis ao câmbio.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, recuou 222,19 pontos, queda de 1,27% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.333,85 pontos, o menor nível de fechamento desde 22 de janeiro. Na véspera, o índice encerrou com perda de 0,66%.

Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, caiu 16,36 pontos, recuando 1,16% em relação ao fechamento anterior, terminando as negociações de hoje aos 1.392,39 pontos.

Durante as negociações da bolsa japonesa, o BC australiano anunciou um corte na taxa básica de juros de 0,25 ponto porcentual, para 2,25%. A medida visa impulsionar a inflação, estimulano a demanda para elevar o índice de preços ao consumidor, que em janeiro desacelerou para alta anual de 1,7%, ante aumento de 2,3% em dezembro. Segundo a autoridade monetária, a meta é atingir uma inflação entre 2,0% e 3,0%.

A decisão do RBA desvalorizou a moeda australiana em relação à divisa japonesa, caindo a um patamar de 89 ienes, queda de 2,0% em relação ao fechamento de segunda-feira.

Um iene fortalecido prejudica as empresas japonesas que vendem seus produtos para o exterior, proporcionando lucros mais tímidos para as exportadoras.

Entre as exportadoras, as maiores quedas foram lideradas pela Honda Motor, com baixa de 2,9%, a TDK, recuo de 2,6%, e a Shin-Etsu Chemical, que cedeu 2,2%.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar tem 4ª alta seguida e fecha no maior valor em mais de 1 mês

Next Article

Veja lista de consoles e jogos que serão lançados em fevereiro

Related Posts