Putin elogia plano de cooperação proposto pelo Japão à Rússia

O presidente russo fez o elogio durante discurso realizado hoje no Fórum Econômico em Vladivostok.
Abe e Putin no Forum Economico do Leste 2016 Foto Pooll Kantei Gabinete Japones
Abe e Putin se encontram no Fórum Econômico do Leste 2016 (Foto: Pool/Kantei – Gabinete Japonês)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou neste sábado (3) um plano de cooperação econômica proposto pelo Japão e apresentado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em maior deste ano.

De acordo com a emissora estatal ‘NHK’, o líder russo comentou sobre o plano durante discurso realizado hoje no Fórum Econômico do Leste, que está sendo sediado em Vladivostok, na Rússia, e conta com a presença do premiê Shinzo Abe e da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye.

Putin discursou sobre a cooperação com países vizinhos para desenvolver o Extremo Oriente da Rússia. Ele afirmou que o plano de cooperação do Japão é a única maneira de fortalecer a relação de confiança entre os dois países, no momento em que trabalham para resolver uma disputa territorial.

Putin respondeu ao pedido de Abe pela cooperação para resolver a disputa envolvendo 4 ilhas controladas pela Rússia e reivindicadas pelo Japão. O presidente russo disse que é necessário um alto nível de confiança para resolver a questão, sem que nenhum dos países tenha a sensação de derrota.

Putin citou que encontrar uma solução é difícil, mas possível sob o plano de 8 tópicos proposto pelo premiê japonês na reunião anterior na cidade de Sochi, no sul da Rússia, em maio. O plano inclui o desenvolvimento energético e cooperação industrial no Extremo Oriente da Rússia, conforme noticiou a ‘NHK’.

A resolução do Japão em reatar os laços com a Rússia foi observada na medida tomada pelo governo japonês, que anunciou esta semana a criação de um setor ministerial exclusivo para promover a cooperação econômica com o país vizinho.

Em uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (1), o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, anunciou que o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Hiroshige Seko, vai acumular o “cargo de encarregado dos laços econômicos com a Rússia”.

Sobre a disputa territorial
As Ilhas atualmente denominadas Curilas, Ilhas Kuril ou Curilhas formam um arquipélago vulcânico que se estende entre a Península de Kamchatka, no extremo oriente da Rússia, até à ilha japonesa de Hokkaido, no extremo norte do Japão, entre o Mar de Okhotsk, a noroeste, e o Oceano Pacífico, a sudeste.

Embora o Japão reclame as quatro ilhas mais a sul deste arquipélago, a que denomina “Territórios do Norte”, todo o arquipélago está sob a administração da Rússia desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, como resultado do Tratado de São Francisco.

O tratado, no entanto, expirou, de acordo com o governo japonês, que reivindica a soberania das ilhas, afirmando que elas “são parte inerente de seu território e que foi tomada indevidamente pela Rússia”.

A disputa pelas ilhas tem sido motivo de tensões entre os dois países por mais de sete décadas e, por consequência, impedindo a assinatura de um “estagnado” acordo de paz.

Total
0
Shares
Previous Article
Prostituicoa em Toquio Foto Big Ofeature

Japonesa forçada a prostituição ‘esteve’ com 1,3 mil homens em 8 meses

Next Article
Mosquito da dengue Foto Divulgacao 900x600 05 01 2016

Japão consegue isolar vírus da zika de paciente infectado

Related Posts