Despesas de capital no Japão têm pior queda em 10 anos

Afetados pela pandemia, os gastos capital no Japão desabaram 11,3%, marcando o maior declínio em uma década.
Maquinas automatas da Fabricante japonesa Yaskawa Foto Yaskawa compressed
©Yaskawa

Os gastos de capital das empresas japonesas desabaram 11,3% no trimestre de abril-junho em termos anualizados, marcando o descenso mais acentuado em uma década, já que a pandemia do novo coronavírus obscureceu as perspectivas dos negócios no Japão e no globo, mostraram dados do governo japonês na terça-feira.

O investimento de todos os setores não financeiros, como construção de fábricas e adição de equipamentos, totalizou 9,64 trilhões de ienes (US $ 91 bilhões), de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério das Finanças.

A queda de 11,3% no segundo trimestre é a mais acentuada em uma base anual desde o período de janeiro a março de 2010, quando o número despencou 11,5% em meio a crise financeira global deflagrada em 2009.

Os gastos de capital ajustados sazonalmente por todos os setores não financeiros, incluindo gastos com software, caíram 6,3% em relação ao primeiro trimestre de 2020, quando cresceram 1,9%.

A queda também foi a mais acentuada desde o descenso de 7,9% registrado em no período de janeiro-março de 2009.

Durante a divulgação dos dados, um funcionário do ministério disse a repórteres que a demanda por vários bens e serviços diminuiu devido à pandemia, o que resultou na “supressão de novos investimentos”.

Vendas das empresas

Na mesma base de comparação, as vendas reduziram 17,7%, para 284,68 trilhões de ienes no segundo trimestre, maior declínio desde o registrado no período de janeiro-março de 2009, quando despencou 20,4% em uma base anual.

A forte queda no período foi puxada pelo fraco desempenho de montadoras, atacadistas e varejistas, resultando no quarto trimestre consecutivo de retração.

“Acreditamos que o resultado reflete a situação econômica extremamente severa devido às repercussões do vírus”, disse o funcionário.

Antes do ajuste sazonal, os gastos de capital dos fabricantes caíram 9,7% no segundo trimestre de 2020 em relação ao ano anterior, para 3,26 trilhões de ienes, caindo pelo terceiro trimestre consecutivo, com fabricantes de produtos químicos e de metal liderando o declínio.

No setor não manufatureiro, o investimento despencou 12,1%, para 6,37 trilhões de ienes, após um aumento de 2,9% no trimestre anterior.

O setor de provedores de serviços, incluindo restaurantes, hotéis e locais de entretenimento, foram a principal razão para a queda, uma vez que esses serviços foram os mais afetados pelo decreto de estado de emergência decretado em abril e que durou até maio.

O ministério pesquisou 32.516 empresas capitalizadas em 10 milhões de ienes ou mais, das quais 22.562, ou 69,4%, responderam à pesquisa.

Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Agência Reuters.

Ícone de atualização 01 Atualizado em 21/09/2020.

Total
0
Shares
Previous Article
Vendas no varejo no Japao Foto Jiji min

Vendas no varejo do Japão caem pelo 5º mês seguido

Next Article
Tortas de morango Foto Cinq de Noah.co .jp IN TIME TOUR

Emprego no Japão: Vagas em fábrica de bolos em Aichi

Related Posts