Empresa no Japão dá folgas extras a funcionários “não fumantes”

Iniciativa inovadora não visa saúde, mas ensinar funcionários a usar melhor o tempo durante as horas de trabalho.
Cigarro aceso Foto Creative Commons
©Lindsay Fox

Trabalhadores “não fumantes” de uma empresa de marketing no Japão passaram a receber seis dias de folgas remuneradas adicionais ao ano, uma proposta inovadora que visa, no entanto, ensinar a usar melhor o tempo durante as horas de trabalho, em vista do tempo que os funcionários “fumantes” desperdiçam ao descer 29 andares no prédio da companhia para dar uma tragada no cigarro.

Segundo o jornal ‘El País’, com a iniciativa inovadora, quase um terço dos 120 funcionários da empresa de marketing Piala anunciaram aderir a oferta que leva o nome de “sumokyu” – fusão do inglês smoke (fumaça ou fumar) com o japonês kyu (descanso).

Contudo, assim como algumas campanhas oficiais para controlar a fumaça nos espaços públicos do Japão, visando combater o fumo passivo, a saúde é um efeito colateral do sumokyu, não o seu principal objetivo.

A ideia da iniciativa é ensinar a usar melhor o tempo durante as horas de trabalho, explica Hirotaka Matsushima, porta-voz da empresa, dizendo que só quatro dos 46 fumantes da Piala deixaram o vício desde o anúncio da proposta, que iniciou no dia 1º de setembro.

AInda de acordo com o ‘EL País’, o pragmatismo da campanha também reflete a atitude ambivalente frente ao tabaco num país cujo monopólio oficial da indústria do cigarro, controlado pela poderosa firma semiestatal Japon Tobacco (JT), torna impossível vislumbrar, no curto prazo, a erradicação da dependência.

Com mais de 33% de participação na JT, o Governo japonês decide o preço do cigarro e cobra impostos de mais de 60% sobre cada maço, transformando a venda de tabaco num grande gerador de receita defendido por influentes grupos de pressão do dominante Partido Liberal Democrata (PLD).

Por outro lado, o Ministério da Saúde e legisladores contrários ao tabaco tentam abolir o cigarro nas escolas, hospitais e outros lugares públicos onde o senso comum manda não fumar, detalhou o jornal espanhol.

Por redação Mundo-Nipo
Fonte notícia: EL PAÍS.
Foto: Lindsay Fox.

Total
0
Shares
Previous Article
treinamentode agentes mulheres para proteger Ivanka Trump durante visita ao Japao Foto Rei Kishitsu 02 min

Filha de Trump ganha proteção especial de agentes mulheres no Japão

Next Article
Identidade do robo virtual Mirai Foto Pool Shibuya Ward 900x600 min

Robô virtual ‘usuário’ do app Line ganha identidade real em Tóquio

Related Posts