Toyota perde liderança de vendas globais para Volkswagen em 2016

Explosão de siderúrgica e terremotos em Kumamoto prejudicaram as vendas da montadora japonesa.
Toyota Imagem Arte Mundo Nipo 900 600 A1 27 01 2016
©Mundo-Nipo

A Toyota foi ultrapassada pela Volkswagen como a montadora que mais vendeu veículos em 2016, apesar dos danos em termos de imagem causados à montadora alemã pelo escândalo das emissões poluentes.

O grupo alemão vendeu 10,3 milhões de veículos, alta de 3,8% em relação ao ano anterior. Os números mostram que a Volkswagen produziu e entregou em todo o mundo 130 mil veículos a mais que a montadora japonesa, que detinha a liderança do setor desde 2012.

As vendas globais da Toyota totalizaram 10,17 milhões nos período de janeiro a dezembro de 2016. No mercado domestico, o grupo japones viu as vendas no Japão subirem 5,5%, mas as exportações recuaram 2,4%, afetadas pela queda da procura nos Estados Unidos e na China.

A produção da Toyota no Japão foi minada no início de 2016, em conseqüência de uma paralisação de uma semana em todas as fábricas de montagem em fevereiro, após a explosão na siderúrgica de uma de suas filiais, o que prejudicou o fornecimento de aço e impossibilitou a fabricação de motores, transmissões e chassis de seus modelos.

Mediante a isso, aproximadamente 84 mil unidades deixaram de ser fabricadas nesse período no Japão. Desse total, 14 mil eram destinadas a exportações para os Estados Unidos. A paralisação afetou, principalmente, a produção dos modelos Lexus e Scion.

A Toyota também foi obrigada a interromper sua produção após os fortes terremotos que atingiram a província de Kumamoto, no sul do Japão, em meados de abril do no passado. Com isso, a montadora deixou de produzir mais de 80 mil veículos.

No entanto, o grupo pretende reverter a situação já este ano, esperando vendas na ordem dos 10,2 milhões de unidades.

(Com Agência Kyodo)

Total
0
Shares
Previous Article
Tomomi Inada e Jim Mattis em coletiva de imprensa em Toquio Foto NHK

Líderes da Defesa de Japão e EUA reafirmam compromisso de segurança

Next Article
Nintendo Foto Kyodo Reuters

Nintendo tem primeiro lucro trimestral em um ano

Related Posts