Estádio Olímpico de Tóquio já tem 90% das obras concluídas

Com custo de US$ 1,25 bilhão, as obras do estádio principal de Tóquio 2020 terminarão em menos de três anos após seu início.
Estadio Olimpico de Toquio Foto Reproducao AP
Foto: Reprodução / AP

Cerca de 90% da construção do Estádio Olímpico de Tóquio, para os Jogos Olímpicos de 2020, já foram concluídas, segundo comprovaram jornalistas em uma excursão da imprensa pelas instalações na quarta-feira (3)

A quase um ano exatamente da abertura dos Jogos, o exterior do Novo Estádio Nacional de Tóquio, cujas obras avançam sob a supervisão do Conselho Esportivo do Japão, está quase concluído e a fase seguinte será a instalação do gramado, programada para meados deste mês, e a da pista de atletismo, entre agosto e setembro.

A conclusão total do estádio está programada para o final de novembro, explicaram seus responsáveis.

Já foram colocados 45 mil assentos nas arquibancadas, que receberão um total de 60 mil espectadores e foram pintados em cinco cores de tons esverdeados.

Além disso, duas telas gigantes, com 30 metros de largura por 9 de altura e de alta definição, foram instaladas nas extremidades norte e sul do estádio para que os participantes aproveitem melhor das provas.

No próximo 21 de dezembro, será a primeira vez que o público poderá visitar o estádio, por ocasião de um evento de abertura do local em que atletas e artistas participarão.

Porém, a abertura oficial não está marcada até 24 de julho de 2020, dia da cerimônia de abertura dos Jogos.

VEJA TAMBÉM

1 Órgão denuncia abusos a operários das sedes de Tóquio 2020

Ministro japonês para os Jogos de Tóquio 2020 pede demissão

Japão se inspira na flor de cerejeira para produzir a tocha olímpica

Tóquio apresenta pictogramas das modalidades para os Jogos de 2020

Além dos eventos esportivos, o complexo esportivo sediará a cerimônia de encerramento e a final do torneio olímpico de futebol feminino.

As obras do estádio, projetadas pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e erguidas no antigo estádio olímpico de 1964, terminarão quase três anos após seu início, em dezembro de 2016, em um processo contra o relógio após o projeto original, da falecida arquiteta Zaha Hadid, ter sido descartada por causa de seu custo excessivo.

O projeto atual conta com um orçamento de 150 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,25 bilhão).

Um dos desafios no planejamento do complexo tem sido as altas temperaturas a que os atendentes e atletas estarão expostos, situação que será atenuada com a instalação de ventiladores e um sistema para pulverização de água nebulizada.

Suporte contra terremotos

Antecipando possíveis desastres naturais em um país onde os terremotos são abundantes, o estádio foi projetado para saída de qualquer pessoa em um tempo máximo de 15 minutos.

O aparelho também é equipado com um espaço de armazenamento de água, conservas e outros suprimentos para aqueles que não puderam retornar às suas casas em caso de emergência.

Obras de centros esportivos

O Centro de Esportes Aquáticos, que também fez parte do tour da imprensa, está com 75% de sua construção, que deve terminar em fevereiro de 2020.

A Ariake Arena, que sediará os eventos de vôlei e basquete em cadeira de rodas, será construída até o final deste ano e está 83% concluída.

Outra das instalações centrais dos Jogos, a Vila Olímpica que abrigará 10 mil atletas na Baía de Tóquio, também está em estágio muito avançado de construção.

Com Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Inundacoes no sul do Japao Kyodo

Fortes chuvas obrigam retirada de 1,1 milhão de pessoas no sul do Japão

Next Article
Porto de Busan na Coreia do Sul Foto Cho Jiang

Japão endurece regras de exportações de insumos para Coreia do Sul

Related Posts