Japão lança registo digital do discurso de Hirohito no fim da II Guerra

O áudio original do discurso de rendição do Japão foi remasterizado das gravações originais em vinil.
Imperador Hirohito visita areas bombardeadas na II Guerra Foto Aflo Images
Imperador Hirohito nas áreas bombardeadas na II Guerra (Foto: Aflo Images / Agência da Casa Imperial)

A gravação do discurso do Imperador Hirohito anunciando a rendição do Japão em 15 de agosto de 1945 e, por consequência, o fim da Segunda Guerra Mundial, foi lançada de forma digital pela Agência da Casa Imperial no último sábado. A publicação do áudio original do discurso, que foi remasterizado das gravações originais em vinil, acontece a poucos dias de completar o 70º aniversário do fim do conflito.

Apesar do ruído de fundo ainda ser ouvido na nova gravação, um funcionário oficial afirmou ao jornal ‘Yomiuri Shimbun’ que “o tom de voz e a entonação refletem o ambiente natural do imperador e se aproxima de sua verdadeira voz”. Até o momento, existia apenas uma cópia de baixa qualidade feita pelas forças de ocupação americanas em 1946.

O discurso de rendição do Japão, que aceitava a Declaração de Postdam, foi gravado em 14 de agosto de 1945 no Palácio Imperial e transmitido ao meio-dia de 15 de agosto. Foi quando a grande maioria dos japoneses ouviu pela primeira vez a voz do imperador.

Os cinco vinis originais, que pertencem à coleção da Família Imperial, estão entre os documentos e materiais históricos disponibilizados ao público este ano para celebrar o fim da guerra.

A agência também publicou fotos e filmes de um abrigo antiaéreo localizado no palácio, que não foi utilizado desde o fim da guerra.

Os quatro minutos e meio do discurso feito no rádio, que a agência remasterizou digitalmente, estão disponíveis para o público no site (www.kunaicho.go.jp).

Do Mundo-Nipo
Fontes: Agência AFP | Agência Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article

Base monetária do Japão bate recorde pelo 12º mês seguido

Next Article

Dólar tem 4ª alta seguida diante de apreensão econômica e política local

Related Posts