Japão registra mais de 180 mortes por excesso de trabalho em 2015

Apesar de alto, acredita-se que o número pode ser muito superior ao oficial divulgado pelo governo japonês.
Trabalhadores japoneses dormindo em trem Foto Reproducao YouTube 900x600 02 1
Trabalhadores japoneses dormindo em trem após dia exaustivo de trabalho (Foto: Reprodução/YouTube)

Casos confirmados de pessoas que morreram por excesso de trabalho totalizou 189 no Japão durante o ano fiscal encerrado em março deste ano, de acordo com dados divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho do país, sinalizando que o número segue alto e pode ser ainda maior que o oficial.

“O governo organiza conferências e fixa cartazes sobre o problema, mas é apenas propaganda. A questão real é reduzir as horas de trabalho e o governo não está fazendo o suficiente”, explicou Hiroshi Kawahito, secretário-geral do Conselho Nacional de Defesa de Vítimas de Karoshi, em entrevista concedida à agência de notícias ‘Reuters’.

Kawahito foi mais longe e levantou dúvidas sobre a veracidade dos dados divulgados pelo governo, salientando que “os números podem ser muito superiores aos oficiais”.

Morte por excesso de trabalho é denominado no Japão por Karoshi, um problema que atingiu seu auge entre as décadas de 70 e 80, que ficaram marcadas pelo boom econômico japonês. Segundo o jornal ‘El Mundo’, nesse período, estima-se que cerca de 10 mil pessoas morriam anualmente devido ao excesso de trabalho, embora não haja números oficiais relativos a este período.

Vários fatores contribuem para este problema. Primeiro, a legislação japonesa, que permite horas extraordinárias sem nenhum tipo de limite mediante a acordo entre o trabalhador e o empregador.

Por outro lado, a própria mentalidade (cultura) japonesa privilegia o trabalho. “A norma social no Japão estipula que os trabalhadores deem prioridade às suas responsabilidades laborais, acima da família ou das obrigações comunitárias”, disse à Reuters a especialista em saúde Rika Morioka.

A Watami Foodservice, uma cadeia de restaurantes, é a empresa onde casos de karoshi têm incidência oficialmente revelada. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia foi a vencedora do “Prêmio para as Empresas Negras”, atribuído por um grupo de jornalistas, ativistas e professores universitários às piores empresas do país.

A cadeia de restaurantes reuniu 72% dos votos dos especialistas, que analisaram critérios como excesso de horas de trabalho, abusos de poder, salários baixos, hostilidade em relação aos sindicatos, a recusa em pagar horas extras ou a arbitrariedade em relação aos funcionários temporários.

O caso mais conhecido de morte por excesso na Watami ocorreu em 2008, quando a funcionária da cadeia de restaurante, Mina Mori, de 26 anos, se suicidou e a companhia nunca mais se livrou da fama.

Mina tinha trabalhado durante dois meses e fazia média de 140 horas extras por mês. A empresa se recusou a assumir culpa pelo caso até 2012, ano em que foi condenada a pagar uma indenização equivalente a 970 mil euros (cerca de 3,5 milhões de reais) à família da vítima, de acordo com o ‘El Mundo’.

Total
0
Shares
Previous Article
Pokemon Go Brasil Imagem Pokemon Go BR.Club

Pokémon Go finalmente chega ao Brasil

Next Article
Novo Gabinete de Shinzo Abe Foto Pool Kyodo 03 080 2016

Novo ministro da Justiça defende a pena de morte no Japão

Related Posts