Aprovação ao governo de Abe cresce após reforma ministerial

Pesquisas recentes mostram que o apoio ao premiê japonês saltou mais de 8 pontos em média.
Shinzo Abe Foto Reproducao YouTube Kyodo
Shinzo Abe | Foto: Arquivo/Kyodo

O índice de aprovação ao governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, voltou a subir depois da reformulação do gabinete, mostraram pesquisas nesta sexta-feira (4), um desdobramento que deve fortalecer o poder de Abe, abalado por escândalos recentes e uma derrota contundente nas eleições de Tóquio.

Abe optou por escolhas seguras, ao invés de novos rostos, na mudança ministerial realizada quinta-feira depois que gafes e passos em falso de alguns membros de seu gabinete anterior, como da ex-ministra da Defesa Tomomi Inada, fizeram seu índice de apoio despencar.

Muitos dos integrantes do novo gabinete, que Abe apelidou de “gabinete de profissionais voltados a resultados”, foram reencaminhados, como o ministro das Finanças, Taro Aso, ou voltaram a postos ocupados anteriormente, incluindo o ministro da Defesa, Itsunori Onodera.

Uma pesquisa do jornal Mainichi mostrou que 35 por cento dos entrevistados apoiam o governo de Abe, um aumento de nove pontos em relação ao mês passado, e uma sondagem da agência de notícias Kyodo revelou um aumento de 8,6 pontos no apoio em comparação à pesquisa anterior, indo para 44,4 por cento.

Abe pediu desculpas pelos escândalos recentes logo no início de uma coletiva de imprensa transmitida em rede nacional após a reformulação do gabinete, curvando-se por cerca de oito segundos, e depois reiterou que sua maior prioridade é ressuscitar a economia.

Inada, uma protegida de Abe, renunciou na semana passada depois de uma série de gafes e de um acobertamento em sua pasta.

O próprio Abe, juntamente com sua esposa, foi envolvido em um suposto escândalo de favorecimento e teve que negar várias vezes te feito favores para ajudar um amigo a obter aprovação para uma escola de veterinária.

Ao participar de um programa de televisão nesta sexta-feira, Abe expressou determinação para trabalhar duro de forma a reconquistar a confiança da população.

“O que nos foi pedido é mostrar resultados com firmeza”, acrescentou.

Entre as grandes tarefas que terá estão acabar com a deflação e trabalhar de perto com os Estados Unidos e nações regionais para anular a ameaça do desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Da Agência Reuters

Total
0
Shares
Previous Article
Robo gigante de combate dos EUA Foto Reproducao

EUA testam robô gigante que lutará contra robô japonês

Next Article
Incendio no mercado de peixes Tsukiji Foto Kyodo

Grande incêndio no mercado Tsukiji é controlado após 15 horas

Related Posts