Japão caçou dezenas de baleias em área protegida na Antártida

A caça japonesa às baleias ocorreu no Mar de Ross, área especial com proteção a vida selvagem na Antártida.
Baleia no Mar de Ross Antartida Foto Reproducao Huffington Post 900x600 min
Mar de Ross, na Antártida | Foto: Reprodução / Huffington Post

Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês) denunciou que o Japão caçou mais de 50 baleias-anãs este ano em uma área protegida do Mar de Ross, na Antártida. Segundo noticiou a agência Efe, na denúncia feita na terça-feira (4), o WWF “exigiu uma solução” para a questão.

“Supõe-se que o Mar de Ross tem uma proteção especial contra as atividades humanas para proteger a vida selvagem na Antártida. Aqueles que comemoraram a criação deste santuário oceânico ficaram horrorizados pelo massacre de baleias”, disse Chris Johnson, do programa antártico da WWF, através de um comunicado.

A denúncia das caças no Mar de Ross, uma das maiores áreas protegidas do mundo com cerca de 1,55 milhão de km² criados em 2006, será apresentada hoje na abertura da reunião da Comissão Internacional da Baleia (CIB), em Florianópolis, de acordo com o WWF.

No encontro, o Japão planeja solicitar a retomada da caça comercial de certas espécies, entre elas a baleia-anã, que é estimada como relativamente abundante.

O WWF disse que, apesar das restrições no Mar de Ross, o Japão realizou uma “caça científica de baleias” se aproveitando de algumas lacunas legais, o que exigiu à Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos (CCRVMA) que busque encerrar esta prática.

“Somente a CIB pode fechar o vácuo legal que permite que as baleias sejam caçadas em áreas protegidas. A CCRVMA precisar dar um passo adiante e trabalhar ao lado da CIB para assegurar que isso aconteça”, enfatizou Johnson.

A CCRVMA não pode controlar a caça de baleias na região e em seu lugar, os países membros da CIB podem conceder permissões especiais para a captura dos cetáceos.

No caso do Japão, esta permissão NewRep-a lhe permite caçar 333 baleias-anãs a cada ano no Oceano Antártico até o ano de 2027.

A CBI estabelece o apoio mínimo de três quartos de seus 88 membros para fixar cotas de captura ou zonas de “santuário”, onde a caça às baleias é proibida, mas Tóquio quer propor uma redução para a maioria simples.

O Japão assinou a moratória total sobre a caça às baleias para fins comerciais estabelecidos em 1986, para tratar de conservar a espécie e nesse mesmo ano realizou programas de capturas científicas, os quais defendem que buscam contribuir para a gestão dos recursos marítimos.

Da Agência Efe Brasil.

Total
0
Shares
Previous Article
Pedestres lutam contra ventos potentes Toquio Foto EPA min

Tufão Jebi, o mais violento em 25 anos, chega ao Japão

Next Article
Tufao Jebi provocou ondas gigantes em um porto em Kochi oeste do Japao Foto Reproducao Kyodo 02 min

Tufão obriga retirada de 1 milhão de pessoas e faz 9 mortos no Japão

Related Posts