Inflação ao consumidor no Japão amplia série histórica de crescimento

O crescimento em outubro é devido a alta nos preços dos combustíveis, sobretudo a gasolina e o querosene.
Precos no Japao loja em Toquio Foto Yuya Shino 900x600 copia min
Foto: Yuya Shino

O principal indicador da inflação ao consumidor no Japão cresceu pelo décimo mês consecutivo em outubro na comparação anual, maior série de crescimento após crise econômica mundial deflagrada em 2008, o que sinaliza relativo progresso nos esforços do governo do país para atingir a meta de 2% de inflação e assim impulsionar o crescimento da terceira maior economia mundial.

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que inclui produtos derivados de petróleo (energia), mas exclui os preços voláteis de alimentos frescos, subiu 0,8% em outubro ante o mesmo mês do ano anterior, de acordo com a leitura preliminar divulgada na sexta-feira pelo Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

O resultado ficou em linha com a previsão mediana de mercado e ocorre após crescimento de 0,7% apurado em setembro, segundo dados revisados.

Na comparação mensal, o núcleo cresceu 0,2% e situou-se em 100,6 pontos contra uma base de 100 estabelecida em 2015.

Segundo o ministério, o crescimento em outubro é devido ao avanço nos preços de derivados de petróleo, sobretudo a gasolina e o querosene, além do encarecimento de “alguns itens” relacionados à saúde.

Já o índice do núcleo que elimina os efeito de alimentos frescos e de energia, medida preferida pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) para avaliar a inflação, registrou alta de 0,2% em outubro ante um ano antes, mesmo ritmo de crescimento apurado em setembro. O índice nessa base de comparação ficou em 101,0 pontos em outubro.

O resultado pode aumentar a especulação recente sobre um movimento de aperto dos juros pelo BC do Japão, uma vez que os preços estariam avançando na direção da meta de inflação de 2% ao ano. Alguns analistas dizem que se os preços no consumidor atingirem 1%, tornaria mais fácil para o BoJ justificar o aumento das metas de taxas de juros.

O CPI é um dado observado de perto pelos banqueiros centrais japoneses e formuladores de políticas monetárias no trabalho de superar as crônicas deflação e estagnação econômica que atingiram o Japão por uma década num passado recente, por meio da criação de um ciclo virtuoso de salários mais altos, maiores gastos e subida da inflação.

Enquanto isso, o núcleo dos preços ao consumidor em Tóquio, disponível um mês antes dos dados nacionais e, portanto, considerado um termômetro para a inflação no resto do país, subiu 0,6% em outubro na base anual, igualando os resultados de setembro.

O dado em Tóquio é referente ao núcleo do CPI que expurga os preços de alimentos frescos.

O mercado de trabalho mais apertado é um fator que pode aumentar os ganhos salariais e assim forçar os preços. Embora a taxa de desemprego tenha ficado estável entre setembro e outubro, em 2,8%, enquanto a oferta de emprego seguiu batendo recordes de crescimento no mercado de trabalho japonês.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Jornal Valor Econômico | Jornal Nikkei | Ministério dos Assuntos Internos do Japão.

*A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Total
0
Shares
Previous Article
Panda Xiang Xiang no Zoo de Ueno Foto Reproducao TV Asahi 900x600 02 min

Zoo em Tóquio divulga data para 1ª exibição pública de filhote de panda

Next Article
Industria japonesa Foto Reuters Kyodo 900x600 28 04 2016

Produção industrial do Japão cresce menos que o esperado em outubro

Related Posts