Imperador do Japão recebe Angela Merkel no Palácio de Tóquio

O encontro teve duração de 20 minutos. Merkel e Akihito conversaram sobre a renúncia ao trono japonês, entre outros assuntos.
Imperador Akihito recebe Angela Merkel em Toquio FOto Agencia da Casa Imerial
Imperador Akihito e Angela Merkel no Palácio em Tóquio | Foto: Agência da Casa Imperial

A chanceler alemã, Angela Merkel, se reuniu com o imperador japonês Akihito no Palácio Imperial de Tóquio, durante sua visita de dois dias ao Japão destinada a reforçar as boas relações entre ambos os países.

Merkel foi recebida nesta terça-feira (5) por Akihito na sua residência oficial, quando restam menos de três meses para a data prevista para a abdicação do imperador japonês.

Durante o encontro, que teve uma duração de 20 minutos, ambos trataram o tema da renúncia ao trono, que será a primeira de um imperador japonês em vida em dois séculos, segundo explicou um porta-voz da Agência da Casa Imperial.

A chanceler da Alemanha se interessou pelo estado de saúde do imperador, de 85 anos, e entre outros assuntos ambos falaram sobre a inclusão de temas ambientais na agenda da cúpula de líderes do G20 que será realizada no final de junho em Osaka (oeste), segundo a mesma fonte.

Merkel deve se reunir hoje com o príncipe herdeiro Naruhito, que sucederá o pai no Trono de Crisântemo em 1º de maio, e visitar um centro de desenvolvimento de inteligência artificial da multinacional japonesa NEC, entre outros atos, antes de deixar o Japão.

Na véspera, a chanceler realizou uma cúpula com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na qual ambos reafirmaram o compromisso a favor do livre-comércio e lançaram uma mensagem contra o protecionismo.

Trata-se da quinta visita ao país asiático da líder alemã desde que assumiu o cargo em 2005. Sua anterior viagem aconteceu em 2016, quando participou da cúpula do G7 realizada em Ise (centro do Japão).

MN –Mundo-Nipo
Com Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Ataque virtual Foto Stockvault 04 02 19

Medida do Japão para reforçar segurança cibernética gera preocupações

Next Article
Emblema do Toyota Prius Foto Shutterstock 900x600 Atualizado em 01 02 2016

Toyota reduz previsão de lucro após forte queda de 80% no trimestre

Related Posts