Após tufão devastador, Japão é atingido por forte terremoto

Potente tremor de magnitude 6,7 deixou feridos na ilha de Hokkaido, onde várias cidades estão sem energia elétrica.
Terremoto de 6.7 atinge Hokkaido em 06 09 18 JMA min
O mapa mostra o epicentro do tremor e as áreas atingidas | Foto: JMA

Atualizado em 06/09/2018


Um potente terremoto de magnitude 6,7 na escala Richter atingiu o norte do Japão na madrugada de quinta-feira (hora local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que o abalo sísmico, apesar de forte, não causou risco de tsunami, mas pode haver variação no nível do mar na costa norte do arquipélago.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 03h08 locais de quinta-feira (15h08 de quarta-feira pelo horário em Brasília), com epicentro registrado no distrito de Iburi, na ilha de Hokkaido, a uma profundidade de 40 quilômetros.

O tremor foi sentindo mais intensamente em Sapporo, capital de Hokkaido, e na cidade de Chitose, registrando intensidade máxima de +6 graus (forte) na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (6,7) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (+6) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram relatos sobre vítimas fatais, mas a emissora estatal ‘NHK’ informou que há muitos feridos e possíveis mortos, mostrando ainda imagens de casas que desabaram na cidade de Atsuma.

A emissora japonesa também noticiou que várias localidades em Hokkaido estão com o fornecimento de energia elétrica interrompido.

A JMA alerta que haverá réplicas (tremores secundários) em toda a região devido a potência do tremor tanto na profundidade como na superfície do solo.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Japan Meteorological Agency | NHK World News.

Total
0
Shares
Previous Article
Tufao Jebi causou o caos no oeste do Japao Foto Reproducao Kyodo min

Tufão Jebi deixa 10 mortos e mais de 300 feridos no Japão; veja vídeo

Next Article
Masao e Miyako Matsumoto Foto Reproducao Guinness

Casal japonês com 80 anos de casado entra para o Guinness

Related Posts