Tufão Jebi deixa 10 mortos e mais de 300 feridos no Japão; veja vídeo

Imprensa japonesa já fala em mais de 11 mortos pelo tufão que provocou o caos no oeste do Japão.
Tufao Jebi causou o caos no oeste do Japao Foto Reproducao Kyodo min
Tufão Jebi causou o caos no oeste do Japão | Foto: Reprodução/Kyodo

Atualizado em 06/09/2018


Classificado como devastador, o tufão Jebi deixou pelo menos dez mortos e mais de 300 feridos em sua passagem pela região ocidental do Japão, de acordo com os últimos números divulgados nesta quarta-feira (5) pelo chefe de Gabinete e ministro porta-voz do Executivo do Japão, Yoshihide Suga.

“Jebi”, o tufão mais poderoso a atingir o Japão nos últimos 25 anos, deixou em sua passagem fortes chuvas, transbordamento de rios e ventos que superaram os 210 km/h, causando grandes danos materiais em prédios e veículos.

A maioria das vítimas – a imprensa japonesa já fala em mais de 11 mortos – sofreram quedas causadas por rajadas de furacão ou foram atingidas por objetos projetados pelo vento.

As companhias aéreas japonesas cancelaram quase 800 voos entre ontem e hoje, e o aeroporto mais afetado foi o de Kansai (Osaka), que foi inundado, deixando presas cerca de 5 mil pessoas que foram evacuadas hoje em 25 ônibus e em uma balsa.

O Aeroporto Internacional de Kansai permanecerá fechado por tempo indeterminado, depois que as companhias All Nippon Airways, Japan Airlines e Peach Aviation cancelaram 184 voos domésticos e internacionais.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, cancelou uma viagem que faria para Kyushu, ilha no sul do Japão, para supervisionar a resposta do governo ao tufão e garantiu em sua página do Facebook que farão “todo o possível ” para implantar os serviços de emergência e reconstruir as infraestruturas danificadas.

Mais de 1,6 milhão de residências sofreram cortes de eletricidade em Osaka e em regiões próximas, como a cidade de Kyoto, por isso, durante a noite as companhias de energia elétrica trabalharam para restabelecer o fornecimento de quase 50% dos imóveis afetados, informou o governo.

Além disso, um grupo de 160 alunos de escolas primárias que estavam em um alojamento rural de Kyoto ficaram incomunicáveis desde o dia anterior, por conta das estradas bloqueadas com as árvores que caíram.

Duas dessas crianças tiveram que ser transferidas pela manhã em helicóptero após terem adoecido durante a noite, explicaram fontes do Conselho de Educação local, como divulga a agência de notícias “Kyodo”.

Várias empresas também foram afetadas, entre elas a subsidiária de Toyota Motor, Daihatsu Motor, que parou a produção nas fábricas situadas em Kyoto e Osaka ou a companhia de tecnologia Panasonic, que suspendeu as atividades na província de Shiga.

O tufão Jebi é o 21º da temporada no Pacífico neste ano e, desde que se formou, foi classificado como “devastador” pela Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).

Com Agência Efe Brasil e Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Navio cargueiro no porto de Tóquio | ©Aflo Images

Japão rebaixa avaliação sobre exportações

Next Article
Terremoto de 6.7 atinge Hokkaido em 06 09 18 JMA min

Após tufão devastador, Japão é atingido por forte terremoto

Related Posts