Trump diz que EUA, Japão e aliados ‘defenderão a liberdade’

Trump chegou ao Japão enfatizando aliança dos EUA com o Japão contra a Coreia do Norte.
Donald Trump Foto Reproducao CNN 05112017 900x550 02 min
Foto: Reprodução / CNN

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mal desembarcou no Japão neste domingo (5) e já elevou o tom de sua dura retórica contra a Coreia do Norte, dizendo que seu país e aliados estão prontos para defender a liberdade e que “nenhum ditador” deveria subestimar a determinação dos Estados Unidos.

Trump deu a largada a uma viagem de 12 dias pela Ásia, na qual busca enfatizar a aliança com o Japão contra a Coreia do Norte por meio de encontros com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em meio a crescentes tensões sobre os testes nucleares e de mísseis de Pyongyang.

O presidente norte-americano ainda disse a repórteres a bordo do Força Aérea 1 que a Coreia do Norte figuraria proeminente nas discussões, e ainda destacou questões comerciais, que segundo ele foram “mal administradas” na região por anos.

Trump chocou alguns aliados com sua promessa de “destruir totalmente” a Coreia do Norte se o país ameaçar os Estados Unidos e ao descrever o líder norte-coreano, Kim Jong Un, como um “homem foguete” em uma missão suicida.

Na semana passada, um importante assessor de Trump disse que ele pretendia dizer a líderes asiáticos que o prazo para o mundo lidar com a crise nuclear na península coreana está se esgotando.

“Nenhum ditador, nenhum regime, nenhuma nação deveria subestimar a determinação americana”, afirmou Trump a centenas de tropas japonesas e norte-americanas em uniformes camuflados reunidas na Base Aérea Yokota, ao oeste de Tóquio, logo após sua chegada ao Japão.

“De vez em quando, no passado, eles nos subestimaram. Não foi agradável para eles, foi?”, disse Trump às tropas.

Da Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Produtos lacteos Foto Creative Commons 04112017

Brasil atende exigências e passa a exportar lácteos para o Japão

Next Article
Bloqueio para investigacao policial Foto Stockvault 900x550 05112017

Companhias no Japão recebem ameaças simultâneas de bombas

Related Posts