Japão recebe alerta de tsunami após forte terremoto atingir a Caledônia

Mais de 20 países insulares do Pacífico receberam alertas de tsunami, entre eles o Japão.
Alerta de terremoto Foto Stockvault Free
Foto: Stockvault

Um fortíssimo terremoto de magnitude 7,5 graus na escala Richter atingiu a costa do arquipélago francês de Nova Caledônia, na Oceania, nesta quarta-feira (5). O tremor provocou alertas de tsunami que pode atingir áreas em um raio de até mil quilômetros, o que inclui o Japão.

“De acordo com os parâmetros sísmicos preliminares (…), ondas perigosas de tsunami são possíveis nas costas localizadas nos 1.000 quilômetros do epicentro do terremoto”, informou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês).

Por conta do alerta, as autoridades de Nova Caledônia ordenaram a imediata evacuação da população assentada na costa do arquipélago do Pacífico Sul.  A recomendação é que as pessoas fiquem a uma distância de mais de 300 metros das praias e em locais pelo menos 12 metros mais altos que o nível do mar.

O PTWC já informou ter constatado ondas de tsunami na região, mas não detalhou exatamente em que local. As avaliações preliminares apontam que as costas do arquipélago francês e de Vanuatu podem ser atingidas por ondas de um a três metros de altura.

O órgão também apontou que ondas de até um metro podem chegar até a costa de Fiji. Mais de 20 países insulares do Pacífico, entre eles o Japão e a Austrália, também podem registrar um pequeno aumento nas águas. Após o terremoto as autoridades da Nova Zelândia emitiram um alerta semelhante de tsunami.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, o epicentro do terremoto foi situado a 10 quilômetros de profundidade. Ainda segundo o órgão, a tremor aconteceu a 168 quilômetros ao leste da cidade de Tadine, na Ilha Maré, que faz parte do arquipélago francês localizado no “Anel de Fogo do Pacífico”, área de instabilidade geológica e de alta ocorrência de tremores e atividade vulcânica no Pacífico Sul, onde também está localizado o arquipélago japonês.

Com informações das agências EFE, AP e AFP.

Total
0
Shares
Previous Article
Jair Bolsonaro Foto Valter Campanato Agencia Brasil min

Bolsonaro recebe embaixador do Japão no CCBB

Next Article
Maratona Foto Stockvalt 900x600 min

Comitê dos Jogos de Tóquio 2020 quer adiantar o horário da maratona

Related Posts